Tipo de dinossauro, sobrevivente na 2ª Guerra: conheça a cegonha-bico-de-sapato

Espécie corre risco de extinção

Foto: Martin Harvey/Getty Images

Bico inconfundível

O Balaeniceps rex, mais conhecido por cegonha-bico-de-sapato, é uma ave de bico grande e com a ponta curva. Essa ave vive em regiões pantanosas localizadas no centro do continente africano, do Sudão à Zâmbia.

Foto: Sandra L. Grimm/Getty Images

Ave grande

A cegonha-bico-de-sapato atinge até 120 centímetros. Sua alimentação consiste basicamente em peixes e rãs. Nas águas rasas pantanosas, a espécie geralmente fica muito tempo imóvel até conseguir pescar algo.

Foto: Divulgação/IUCN

Características

Segundo o biólogo Pirula, por causa do aspecto e detalhes anatômicos, a ave foi considerada por muito tempo uma cegonha. No entanto, com a chegada da filogenia molecular, foi colocada no clado dos Pelecaniformes. Ou seja, está mais próxima dos pelicanos.

Foto: Divulgação/IUCN

Parecida com dinossauro?

Em suas redes sociais, o biólogo também explica que as aves são um grupo de dinossauros. Portanto, os bicos-de-sapato são de fato dinossauros, tanto quanto uma pomba ou um beija-flor. "A diferença é só essa carona que faz eles parecerem ferozes. Mas é só pose", diz.

Foto: David A. Northcott/Getty Images

Sobrevivente

Conforme o History Collection, o Balaeniceps rex viveu no famoso Zoológico de Berlim, que foi bombardeado durante a 2ª Guerra Mundial. Entre os sobreviventes, estava uma cegonha-bico-de-sapato.

Foto: Reprodução/History Collection

Risco de extinção

A espécie é considerada "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza por vários motivos: perda de habitat, caça pela superstição que dá azar e para comércio ilegal. Estima-se que há apenas 5 mil vivos atualmente.

Foto: Mark Newman/Getty Images

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Fabian br/500px/Getty Images