As melhores cidades do Brasil para os aposentados

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, fez uma pesquisa, neste ano de 2023, sobre as melhores cidades para os aposentados.

Foto: freepik

A lista também pode ser interessante para quem trabalha em sistema de home office. 

Foto: - Divulgação / Pref. São João da Boa Vista

As 4 cidades apontadas como as melhores ficam no Sul ou Sudeste.

Foto: Wikimedia commons

4º lugar - FLORIANÓPOLIS - A capital de Santa Catarina tem estrutura e serviços de cidade grande, mas com jeitão de interior.

Foto: Francisco Anzola - Flickr

Com cerca de 500 mil habitantes, Florianópolis tem praias lindas, muito apreciadas por moradores e visitantes.

Foto: Flickr/ Rodrigo Soldon

O município é majoritariamente constituído pela Ilha de Santa Catarina, o que dificulta o crescimento desordenado e melhora a segurança.

Foto: Leonardo Sousa/Prefeitura de Florianópolis

A cidade fica próxima de outras cidades turísticas do estado, como Balneário Camboriú, Blumenau, Itajaí, Penha e Bombinhas.

Foto: Wikimedia commons

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, coloca Florianópolis como uma das cidades "mais criativas" do Brasil, muito por conta de sua diversidade culinária.

Foto: Wikimedia commons

Florianópolis também é uma cidade atraente para quem quer praticar ou apenas apreciar esportes. O local tem times tradicionais no futebol, além de sediar muitos eventos em outras modalidades.

Foto: Herr Stahlhoefer wikimedia commons

3º lugar - NITERÓI - O Centro da cidade fica a apenas cerca de 20 km do Centro do Rio de Janeiro. As cidades ficam separadas por uma ponte de 14 km. Outra forma de entrar é pelas barcas.

Foto: Mario Roberto Duran Ortiz Mariordo - Wikimédia Commons

Só há entrada por estrada para quem ousar dar a volta na baía de Guanabara ou se vier do Norte do estado. Veja no mapa!

Foto: Site Mapas do Rio de Janeiro

Tudo isso já deixa a cidade com uma aura diferente. Niterói tem cerca de 515 mil habitantes e é um dos municípios mais antigos do Brasil - fundado em 22/11/1573.

Foto: Wikimedia commons

Niterói tem um dos maiores IDHs do país e uma das maiores médias de médicos por habitante, o que é um fator positivo para pessoas mais velhas. A cidade também tem belas construções projetadas por Oscar Niemeyer.

Foto: Reprodução do site pulsarimages.com/foto/

Com estrutura de cidade grande, Nikiti, como é carinhosamente chamada, tem bairros pacatos e belas praias na Região Oceânica.

Foto: Wikimedia Commons

2º lugar - PORTO ALEGRE - A capital gaúcha, fundada em 26/3/1772, tem cerca de 1.5 milhão de habitantes. É uma cidade com alto custo de vida, mas um aposentado, com um bom pé-de-meia, pode superar essa barreira.

Foto: Felipe Valduga Wikimedia Commons

Porto Alegre é rica em serviços - uma das bases de sua economia. A capital gaúcha tem um dos maiores IDHs entre as capitais do Brasil. Curiosamente, Florianópolis é a que aparece em primeiro.

Foto: Wikimedia commons

Porto Alegre não é tão rica em belezas naturais, mas tem algumas praias e lugares muito arborizados. O Lago Guaíba é um importante polo turístico e econômico para o estado.

Foto: Wikimedia commons

No esporte, a cidade é uma referência em judô, com grandes clubes e atletas. O mesmo vale para a vela, esporte sem grandes impactos e que pode ser acessível para aposentados. No futebol, destaque para Grêmio e Inter. Tirando São Paulo, Porto Alegre é a única cidade do país com dois times campeões mundiais.

Foto: - Giulian Serafim / PMPA

Porto Alegre é próxima da Argentina e do Uruguai, o que facilita as viagens a esses países. Ela também é perto de muitas cidades turísticas ao Sul de Santa Catarina.

Foto: Wikimedia commons

1º lugar - SÃO JOÃO DA BOA VISTA - A cidade fundada em 1824 tem cerca de 90 mil habitantes, o que reforça um clima de interior e familiar.

Foto: - Divulgação / Pref. São João da Boa Vista

E, de fato, é no interior, no estado de São Paulo. A cidade fica a 218 km da capital paulista e a 70 km de Mogi Mirim. A cidade ainda tem limites com Minas Gerais.

Foto: - Divulgação / Pref. São João da Boa Vista

A economia da região é bem diversificada entre indústria, comércio e agricultura. Assim, é um local estabilizado, com boas opções de serviço. Tem qualidade de vida, com um grande IDH.

Foto: - Divulgação / Pref. São João da Boa Vista

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: freepik