O sedentarismo é um dos grandes problemas enfrentados pela população do Brasil e do mundo
Sem falar que esse hábito pouco saudável aumentou devido a pandemia do coronavírus
Foto: Shutterstock
Porém, o próprio lar tornou-se alternativa para a prática de exercícios físicos
Então, acabou a desculpa da falta de tempo!
Foto: Shutterstock
Os ortopedistas João Hollanda, Paulo Roberto Szeles e o preparador físico José Carlos Fernando dão dicas para largar o sofá e começar a correr:
Foto: Shutterstock
1 - Avaliação profissional
“O afastamento esportivo prolongado exige um ajuste nos treinos realizados. No caso de pessoas sem experiência prévia com a corrida, a orientação é ainda mais importante”, diz Hollanda. Antes de partir para o segundo passo, a recomendação é consultar um médico do esporte para saber se está tudo certo com o organismo.
Foto: Shutterstock
2 - Avaliação ok? Então mão na massa!
Após a liberação médica, é hora de procurar um educador físico, para que ele monte a estratégia adequada
“Nosso organismo como um todo, não somente o tecido muscular, tem que ser ativado e preparado para as atividades esportivas e isso leva alguns minutos, dependendo do condicionamento de cada um. Uma caminhada com intensidade progressiva, trotes, saltos e exercícios educativos para a corrida são uma boa opção”, orienta Szeles.
Foto: Shutterstock
3 - Cuidado
“Para os que estão começando, iniciar de forma gradual e alternando os dias é a maneira mais indicada para evitar lesões”, adverte Paulo Roberto Szeles.
Foto:
Mais dicas e mais detalhes?
Os ortopedistas João Hollanda, Paulo Roberto Szeles e o preparador físico José Carlos Fernando nos explicaram tudo na matéria!
Foto: Shutterstock