Autocuidado no fim de ano

Embora seja marcado como um período de festas e confraternizações, o mês de dezembro costuma gerar estresse e impactar o bem-estar: é possível terminar o ano de forma produtiva, mas sem deixar de cuidar melhor de si.

Foto: deagreez / Adobe Stock

Por que acontece?

Conhecida como “Dezembrite”, a Síndrome de Fim de Ano surge entre aqueles mais preocupados com as metas estabelecidas para o período, os gastos excessivos, compromissos do ano vigente e início do próximo, entre outros. Por isso, ter um plano de autocuidado é essencial para passar pelo momento e cuidar da própria saúde mental. Confira 6 dicas:

Foto: Tetiana / Adobe Stock

Tenha gratidão

As frustrações fazem parte da jornada, porém saber cultivar gratidão pelas próprias conquistas é indispensável. O dia a dia pode gerar uma autocobrança desmedida, por isso, grande ou pequena, lembre-se que cada realização tem importância na trajetória e merece ser celebrada.

Foto: fizkes / Fiskes

Organização e detalhes

Antecipe-se e faça um planejamento de tarefas sempre com a organização financeira na ponta do lápis, pois o tema é um dos mais estressantes para brasileiros. Pesquisa da Meta deste ano indicou que 71% dos compradores do período de Black Friday adiantariam presentes de Natal.

Foto: NAMPIX / Adobe Stock

Estabeleça limites

Entregas precisam ser feitas e compromissos cumpridos, porém não deixe de lado o seu bem-estar. Estabeleça limites saudáveis e cuide da física e mental diariamente, os pequenos detalhes fazem a diferença. O Brasil é um dos países com mais casos da síndrome de Burnout.

Foto: Wuttichaik / Adobe Stock

Relaxe e foque em você

Seja passear, se dar um presente ou mesmo garantir um tempo de qualidade para realizar uma atividade que gosta muito ou simplesmente descansar: crie momentos nos quais você seja protagonista e o relaxamento seu único compromisso.

Foto: insta_photos / Adobe Stock

Exercícios de respiração

O respirar acontece de modo inconsciente, mas esse simples texto te fez percebê-lo, não é? Sempre que observar sinais de estresse, faça exercícios de respiração. Ela está conectada ao sistema nervoso, por isso, em momentos de estresse ou ansiedade você nota mudança no respirar, por exemplo. Pare, inspire e expire até encontrar o autocontrole outra vez.

Foto: fizkes / Adobe Stock

Tenha metas, mas ajuste rotas

É normal e esperado criar objetivos, eles impulsionam e desafiam, assim como também faz parte da vida buscar novos caminhos: em 2019, no Brasil, havia quase 20 mil estudantes universitários com idades entre 60 e 64 anos. Faça das metas algo que te torne melhor, porém inclua no seu plano o seu bem-estar e satisfação.

Foto: IBEX.Media / Adobe Stock

Foto: www.atmameditacao.com.br