7 dicas para manter a pele hidratada no outono
Foto: Lyubov Levitskaya | Shutterstock
No outono, a diminuição da umidade no ar e a exposição ao vento podem causar desidratação da pele e aumento da perda de umidade. Por isso, nesta época do ano, é essencial manter uma rotina de cuidados adequada com a pele. A seguir, a dermatologista Dra. Mônica Aribi dá algumas dicas. Confira!
Foto: Lyubov Levitskaya | Shutterstock
1. Aplique creme e gel hidratantes
Os cremes e géis conferem alívio imediato e evitam a perda de água transepidermal. Na composição desses cosméticos são encontrados aminoácidos, ureia e ácido hialurônico, que são considerados hidratantes biológicos. “As peles que mais se beneficiam desse tipo de ação são as normais e secas [...]”, explica a Dra. Mônica Aribi.
Foto: Anna Tretyak | Shutterstock
2. Cuidado com o banho
Segundo a dermatologista, nesta época, o banho deve ser curto e na temperatura morna. “Aproveite os minutos depois do banho, em que a pele ainda está mais receptiva, e aplique uma camada leve de óleo corporal, seguida por um creme ou loção para o corpo. Isso vai ajudar o hidratante a penetrar”, recomenda.
Foto: Imagem: Svitlana Hulko | Shutterstok
3. Utilize máscara facial e capilar
Uma máscara hidratante pode servir como um ritual semanal e te ajudará a relaxar. “As máscaras são úteis porque são oclusivas, o que significa que introduzem vigorosamente os ingredientes hidratantes na pele. O mesmo vale para o seu cabelo”, diz a médica.
Foto: Imagem: Beautrium | Shutterstock
4. Se preocupe com todas as áreas do corpo
Há uma solução fácil para as mãos, joelhos, cotovelos e pés ásperos no outono. “O grande segredo é, após a esfoliação realizada durante o banho, aplicar um creme rico em ureia, óleos como de abacate, macadâmia, amêndoas, maracujá ou uva, e manteigas como de karité, cupuaçu ou manga”, explica a profissional.
Foto: Darya Lavinskaya | Shutterstock
5. Use protetor labial
Se o seu lábio está ressecado, nada de passar a língua! O melhor a fazer é usar um protetor labial. A médica recomenda usar hidratantes à base de vitamina E, pró-vitamina B5, de manteigas de karité e cacau. “Portanto, devem ser formulações ricas em vitaminas e antioxidantes que ajudam no reparo, no sentido de evitar a inflamação”, afirma.
Foto: Imagem: Andrei David Stock | Shutterstock
6. Beba água e consuma alimentos saudáveis
Segundo a Dra. Mônica Aribi. o consumo de frutas e vegetais ricos em água pode ajudar a hidratar a pele, pois fornecem hidratação a todas as células do corpo. “A hidratação interna com ingestão de água adequada e alimentação natural e saudável hidrata de dentro para fora. Suplementos também podem ser recomendados pelos médicos”, diz a profissional.
Foto: Imagem: Alter-ego | Shutterstock
7. Melhore o ar do seu quarto
Juntamente com o ar seco, o calor do aquecedor é um dos principais fatores para diminuir a hidratação. “Para resolver esse problema, coloque um umidificador de ar no seu quarto. Sua pele vai agradecer pela manhã”, finaliza a dermatologista.
Foto: Imagem: PV productions | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Nikola Stojadinovic/iStock