A gordura localizada geralmente se acumula em diferentes regiões do corpo, como braços, flancos, coxas, quadris e até nas costas. Conforme explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS, esse tipo de gordura é mais difícil de ser queimada porque o corpo a utiliza como fonte de energia apenas como última opção. Porém, alguns hábitos podem ajudar a combatê-las. Veja!
Foto: Sarawut Kh | Shutterstock
1. Consuma alimentos termogênicos
Alguns alimentos específicos podem ajudar a acelerar a perda de gordura localizada, como os termogênicos, que incluem pimentas, gengibre, canela, café e chá-verde. “Isso porque esses alimentos aumentam discretamente a termogênese, acelerando o metabolismo e melhorando o processo digestivo. Mas não pode haver a ilusão de que esses alimentos irão ‘derreter’ a gordura, pois isso não acontece”, diz a nutróloga Dra. Marcella Garcez.
Foto: AleksandraN | Shutterstock
2. Pratique musculação
Os exercícios físicos e os bons hábitos ajudam a melhorar o balanço hormonal tanto em homens quanto em mulheres, conforme a endocrinologista Dra. Deborah Beranger. Além disso, ainda segundo a profissional, a prática de musculação ajuda a queimar caloria e, assim, a reduzir a gordura abdominal. “Mas também precisamos melhorar o estilo de vida e a qualidade da alimentação”, diz.
Foto: Voyagerix | Shutterstock
3. Durma bem
Dormir mal pode aumentar o risco de resistência à insulina, problema que pode causar o acúmulo de gordura na região dos ombros e do quadril. “A insônia aumenta também a adrenalina e o cortisol, o que também faz o estresse crescer. Além disso, aumenta os hormônios responsáveis por estimular o centro da fome, gerando compulsão alimentar que acarreta maior acúmulo de gordura e sobrepeso”, diz a Dra. Deborah Beranger.
Foto: Roman Samborskyi | Shutterstock
4. Evite bebida alcoólica e tabagismo
O consumo de bebida alcoólica e a prática de tabagismo prejudicam a perda de gordura localizada. No caso das bebidas, o corpo prioriza a metabolização do álcool. A nicotina, por sua vez, altera o metabolismo, promove o acúmulo de gordura abdominal e prejudica a circulação sanguínea, o que afeta o desempenho físico.
Foto: MikhailPopov | Shutterstock
5. Fuja dos ultraprocessados
Alimentos ultraprocessados, geralmente, são ricos em calorias, açúcares, gorduras saturadas e sódio. Esses ingredientes podem levar ao ganho de peso e dificultar a perda de gordura, especialmente em áreas específicas do corpo, como a barriga.
Foto: Anton Vierietin | Shutterstock
6. Invista em tratamentos estéticos
Conforme a Dra. Cláudia Merlo, uma estratégia adicional é investir na técnica de HIFEM+ com a tecnologia do EmSculpt Neo, que atua com benefícios de queima de gordura e hipertrofia do músculo por meio do tratamento. “[…] A tecnologia HIFEM+ contrai as fibras musculares em intensidades que não são alcançáveis durante os exercícios físicos voluntários”, explica.
Foto: belly aesthetic treatment | Shutterstock
7. Mantenha uma rotina consistente
Seja na alimentação, nos exercícios ou no sono, a consistência é fundamental para resultados a longo prazo. Estabeleça uma rotina que funcione para você e mantenha-se firme. Afinal, praticar bons hábitos somente um dia não gera resultados.
Foto: Diana Sklarova | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock