Caminhar emagrece e reduz barriga? Veja 13 respostas

Especialista tira as dúvidas mais comuns e cita mais de 5 benefícios da prática

Foto: Prostock-Studio

Caminhada

Se tem um exercício físico que todo mundo já realizou na vida, esta atividade é a caminhada. O que pouco se fala sobre, porém, são os benefícios que a prática pode trazer para a saúde.

Foto: kali9

Bem-estar

Segundo Aline Becker, nutricionista e personal trainer, além de melhorar a circulação sanguínea, aumentar a frequência cardíaca e gastar calorias, a caminhada é um ótimo exercício para espairecer a mente e aliviar o estresse.

Foto: SeventyFour

Benefícios

"Caminhada é um ótimo exercício aeróbico principalmente para pessoas sedentárias que desejam sair da zona de conforto", orienta a profissional, que lista outros benefícios da prática: caminhar libera neurotransmissores de alegria e prazer, melhora condicionamento cardiorrespiratório, minimiza riscos de doenças cardiovasculares e melhora a coordenação.

Foto: gpointstudio

Pesquisas comprovam

Um estudo da Universidade de Massachusetts, dos Estados Unidos, concluiu que andar pelo menos 7 mil passos por dia reduziu de 50 a 70% a mortalidade por qualquer causa entre os mais de 2 mil americanos e 38 a 50 anos avaliados.

Foto: ebstock

Emagrecimento

Uma das dúvidas mais comuns sobre o assunto tem relação com emagrecimento. De acordo com Aline, caminhar emagrece sim, “principalmente quem está começando a se exercitar agora”, justamente porque a prática acelera o gasto calórico a partir do aumento da frequência cardíaca.

Foto: vgajic

Como emagrecer?

O primeiro passo é estipular uma meta, seja por tempo ou de quilômetro, e um frequência semanal. "Durante a caminhada, altere o ritmo (velocidade) para aumentar a intensidade para gastar mais calorias", diz a personal.

Foto: kali9

Mais dicas

Caso você não tenha nenhum problema de saúde ou limitação física, pode incluir trajetos com obstáculo maiores – como morros e subidas -- em sua trajetória.

Foto: kali9

Todo mundo pode caminhar?

De acordo com Aline, sim, a caminhada está liberada para todo mundo. "Além de ser um exercício seguro, é indicado para quem tem osteoporose pois ajuda no fortalecimento dos ossos e articulações!".

Foto: Oscar Gutierrez Zozulia

Tem algum lado ruim?

"Desde que não seja em excesso, a caminhada não oferece perigo", garante Aline. Ela recomenda que a prática seja combinada com exercícios resistidos (musculação ou funcional) para fortalecer a musculatura corporal.

Foto: shapecharge

Quanto caminhar por dia?

Não há regras. A OMS recomenda que as pessoas caminhem aproximadamente 5 km por semana; média de 1 km por dia. É importante, porém, reparar se o exercício não está causando nenhum impacto negativo, dor ou incomodo no seu corpo.

Foto: Sam Edwards

Partes trabalhadas

A caminhada ajuda a fortalecer, principalmente, as coxas, glúteos e panturrilhas de seus praticantes. Mas como falamos anteriormente, ela também auxilia o funcionamento do coração e da mente.

Foto: kali9

Dá pra perder barriga?

Sim, como a caminhada também acelera o gasto calórico, com o exercício também é possível eliminar a barriga e gordura localizada. É indicado, porém, que a prática seja aliada à musculação e outros aeróbicos.

Foto: Jay Yuno

Pode fazer em jejum?

Especialistas não recomendam a prática da caminhada em jejum; o indivíduo pode ter hipoglicemia, tontura, desmaio, além de problemas de queda de pressão.

Foto: m-imagephotography

Melhor horário

O horário não interfere no gasto calórico. Procure caminhar no momento em que os raios solares não estão muito fortes, para não causar desidratação.

Foto: digitalskillet

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: mihailomilovanovic