Mais do que brincar
12 de outubro é o Dia das Crianças, data que também lembra quão importante é o desenvolvimento social, emocional, físico e mental durante a infância. Esse conjunto tem impacto direto na saúde e no bem-estar infantil; entenda.
Foto: maxximmm / Adobe Stock
Saúde mental
Segundo a OMS, no mundo todo, mais de 13% dos adolescentes convivem com algum transtorno mental. O dado reforça a importância de cada fase na formação completa de um indivíduo e a parcela da questão psicológica no bem-estar geral.
Foto: Kiattisak / Adobe Stock
Não é apenas diversão
Engana-se quem acredita que as brincadeiras são somente uma forma de diversão e distração. Para os pequenos, os momentos ajudam no desenvolvimento: durante a pandemia, por exemplo, a quebra do convívio impediu a socialização, importante para a formação. Veja 4 motivos que fazem do brincar essencial para a preparação.
Foto: Fotostockerspb / Adobe Stock
Socialização
Como seres sociáveis, os humanos aprendem uns com os outros. A interação com outras crianças, compartilhando ideias e aprendendo a lidar com o diferente, ajuda na construção de indivíduos empáticos e que se enxergam.
Foto: liderina / Adobe Stock
Cognição
O imaginar é certamente um traço característico das crianças, e as brincadeiras ajudam a estimular essa habilidade, já que imaginar cenários e personagens colabora para o raciocínio ágil e em contínua evolução.
Foto: famveldman / Adobe Stock
Coordenação motora
A roupa suja costuma indicar de que não faltou diversão. A atividade física também é indispensável para os pequenos, pois além de ajudar na liberação de substâncias naturais que geram bem-estar, o movimento ajuda a aprimorar a coordenação motora.
Foto: Geber86 / Adobe Stock
Autoconhecimento e emoção
Não são apenas os adultos que precisam se conhecer melhor, as crianças podem e devem entender mais sobre si mesmas. À medida que interagem, elas aprendem a se expressar melhor e passam a compreender de que forma falam e como os outros as percebem.
Foto: Hip.hub / Adobe Stock
Confiança
Se desafiar, explorar ambientes novos e conhecer limites, tudo isso pode estar presente nas brincadeiras. Cuidar da autoestima e ter coragem para enfrentar problemas ou situações são habilidades necessárias em todas as fases da vida.
Foto: chayantorn / Adobe Stock
Bem-estar
Ser criança é incrível, é quando os conflitos são facilmente resolvidos e os problemas parecem não ser assim tão grandes. Além de auxiliar no desenvolvimento, as brincadeiras sadias são excelentes formas de se sentir bem.
Foto: oksix / Adobe Stock