Saúde

Um sono de qualidade é essencial para alcançar o bem-estar, afinal, o momento de descanso vai muito além de um simples fechar dos olhos.

Foto: Rido / Adobe Stock

Brasileiros dormem mal

Estudos recentes indicam que mais de 50% da população brasileira convive com problemas de sono; as mulheres são as mais impactadas.

Foto: amenic181 / Adobe Stock

Melatonina

Popularmente chamada de “hormônio do sono”, a substância produzida naturalmente pelo organismo tem conexão com o relógio biológico.

Foto: Andrey Popov / Adobe Stock

Ciclo circadiano

Pela manhã, os níveis de cortisol estão mais altos, ajudando no despertar; a melatonina aumenta ao longo da noite, quando o cortisol está em baixa. O ciclo circadiano é responsável por controlar o ritmo do organismo ao longo do dia, “conectado” à claridade e ao escuro.

Foto: Anna Nekrashevich / Pexels

Melatonina x Cortisol

Com a luminosidade, o cortisol tende a aumentar, assim ter higiene do sono é primordial para dormir bem. A melatonina também é identificada como hormônio da escuridão, e por isso é tão importante regular o ciclo circadiano.

Foto: fizkes / Adobe Stock

A função da melatonina

Ela não tem como objetivo regular o sono. Com a informação de ausência de luz, a glândula pineal produz melatonina em maior quantidade. Assim, é essencial que o relógio biológico esteja “calibrado”.

Foto: DavidPrado / Adobe Stock

Inibe a melatonina

Desse modo, como apresentado, a luz acaba inibindo a produção da melatonina e estimulando cortisol, que atrapalha a chegada do sono. Evite lâmpadas acesas no quarto, tv ligada e uso do celular na hora de dormir. Adote higiene do sono.

Foto: reewungjunerr / Adobe Stock

Higiene do sono

É um conjunto de boas práticas que visam otimizar o sono. Ter bons hábitos passa também por construir uma rotina e segui-la.

Foto: fizkes / Adobe Stock

Foto: Atma