Emoção e sentimento são muito importantes, mas diferentes

Experiências humanas essenciais, muitas vezes são confundidas, mas não são iguais. Nos dois casos, podem se conectar à reação, à comunicação, à reflexão e até à tomada de decisão. Entenda a diferença entre emoção e sentimento.

Foto: fizkes / Adobe Stock

O que é emoção?

É uma reação automática fisiológica e comportamental involuntária a estímulos internos ou externos. Caracteriza-se pela alta intensidade e curta duração, ou seja, é uma resposta rápida.

Foto: ant / Adobe Stock

O que é sentimento?

Já o sentimento é subjetivo, requer a interpretação consciente, portanto, mais complexo e duradouro. Em outras palavras, é resultado de uma avaliação cognitiva sobre algo, que não precisa ser sempre necessariamente uma emoção. Veja as características que diferenciam emoção e sentimento:

Foto: Jacob Lund / Adobe Stock

Foto: www.atmameditacao.com.br

Emoção ou sentimento, qual dura mais?

Geralmente, os sentimentos têm maior duração, enquanto as emoções são mais curtas. Em contrapartida, enquanto o primeiro não tem grande intensidade, o segundo caracteriza-se por sua profundidade, ou seja, as emoções são mais potentes.

Foto: lightpoet / Adobe Stock

Instinto x Consciência

Enquanto os sentimentos acontecem de modo consciente, há uma reflexão natural, que não precisa ser exatamente longa – a dor física pode gerar sofrimento (sentimento), por exemplo –, a emoção pode acontecer de maneira instintiva ou inconsciente. Como diferenciar emoção de sentimento?

Foto: Krakenimages.com / Adobe Stock

Exemplos de emoção

Para simplificar, essas são algumas das emoções humanas mais comuns: medo, raiva, alegria e espanto. São respostas rápidas a um estímulo, como estar em uma situação de perigo.

Foto: terovesalainen / Adobe Stock

Exemplos de sentimento

Por outro lado, no geral, os sentimentos demandam interpretação, e esses são alguns dos mais comuns: tristeza, culpa, orgulho e amor. É preciso refletir para entender, de fato, como se sente com relação a algo, o que requer tempo. Um exemplo claro é refletir e entender sobre como uma situação te deixou com orgulho ou triste.

Foto: Daniel Jędzura / Adobe Stock

Uma emoção pode se tornar um sentimento?

Sim! Ao refletir sobre uma determinada emoção, como a raiva, é possível que o sentimento de frustração surja em resposta. O mesmo acontece em relação às boas emoções: a felicidade pode vir a se tornar gratidão. Lembre-se que a linha que os divide é tênue e, apesar de um sentimento não se tornar emoção, ele pode influenciá-la.

Foto: Microgen / Adobe Stock

Foto: www.atmameditacao.com.br