Treino e sono
Uma vida equilibrada é composta por diferentes fatores, e cada elemento tem conexão direta com o outro. Você já reparou, por exemplo, que treinar na academia consistentemente te ajuda a dormir bem?
Foto: Lumos sp / Adobe Stock
Bem-Estar
Quem pratica esportes ou trabalha o corpo frequentemente sabe que a alimentação e o descanso adequado são primordiais para a reconstrução dos músculos e, claro, alcançar os objetivos pessoais de treinamento. Mas os exercícios também ajudam na qualidade do sono. (1/7)
Foto: nenetus / Adobe Stock
Liberação de endorfina
Ao movimentar o corpo suficientemente, o organismo libera substâncias naturais capazes de promover o bem-estar. Com isso, o humor é beneficiado e o estresse reduzido, o que pode otimizar o sono. (2/7)
Foto: Prostock-studio / Adobe Stock
Redução da ansiedade
Os exercícios físicos também têm sido recorrentemente conectados ao controle da ansiedade, já que os momentos de qualidade causam impacto positivo na mente, tirando o foco de futuro e passado e trazendo a mente para o momento presente, por exemplo. O Brasil é considerado um dos países mais ansiosos do mundo, enquanto pesquisas já mostram que mais da metade da população é sedentária. (3/7)
Foto: Yakobchuk Olena / Adobe Stock
Regulação do ritmo circadiano
O ciclo circadiano é o ritmo natural do corpo com duração de um dia. Ao trabalhar a musculatura, cria-se melhores condições para o sono, e com um sono bem regulado, o ritmo também é beneficiado e vice-versa. As conexões entre bons hábitos desembocam em boas rotinas. (4/7)
Foto: NDABCREATIVITY / Adobe Stock
Controle do peso
A obesidade pode afetar a quantidade e qualidade do sono, uma vez que alterações nos padrões de respiração podem acontecer, refluxos podem atrapalhar, entre outros. Uma rotina de exercícios garante uma vida menos sedentária e, como consequência, traz benefícios em outras esferas da rotina. (5/7)
Foto: Krakenimages.com / Adobe Stock
Regulação de hormônios
Eles são fundamentais para a saúde, e alguns deles são liberados durante o sono. Os treinos ajudam a regular hormônios, como melatonina e cortisol, altamente conectados ao sono e ao despertar, mas também aumentam os níveis de serotonina e endorfina, colaborando para um estado amplo de bem-estar. (6/7)
Foto: Siphosethu Fanti/peopleimages.com / Adobe Stock
Foto: atmameditacao.com.br