Origem do termo
Muito mais do que diminuir o estresse e a ansiedade, praticar yoga, termo oriundo do sânscrito e cujo significado é “unir”, é para muitos uma verdadeira ferramenta de bem-estar. Conheça alguns dos potenciais benefícios.
Foto: Dragana Gordic / Adobe Stock
Consciência Corporal
A prática trabalha o corpo todo e, apesar de não necessitar de equipamentos, como pesos, exige um trabalho muscular intenso. Assim é possível compreender os limites do próprio corpo e focar em movimentos, por mais sutis que eles sejam. (1/6)
Foto: arrowsmith2 / Adobe Stock
Flexibilidade
Justamente por trabalhar a consciência corporal, com o tempo a prática pode ajudar a melhorar a flexibilidade. As posturas no Yoga, também chamadas de “asanas”, colaboram para progressivamente aumentar a amplitude dos movimentos. Atenção aos limites do corpo! (2/6)
Foto: Pixel-Shot / Adobe Stock
Força
Como em qualquer atividade física, as repetições durante as sessões de yoga trabalham no desenvolvimento da musculatura, trazendo força a diferentes partes do corpo. (3/6)
Foto: Cavan for Adobe / Adobe Stock
Postura
Ao aprimorar consciência corporal, flexibilidade e força, é esperado que a postura mude para melhor. Os alongamentos fortalecem áreas específicas e podem ajudar a promover o equilíbrio corporal. (4/6)
Foto: mirage_studio / Adobe Stock
Respiração
Conhecidas como “técnicas de pranayama”, as diferentes formas de respiração desencadeiam uma sensação de bem-estar. Na meditação e no yoga, é comum praticantes adotarem variados modos de respirar visando o relaxamento e a conexão com o momento. Yoga e meditação têm como objetivo evitar pensamentos sobre passado e futuro para focar no agora. (5/6)
Foto: Dulin / Adobe Stock
Bem-estar mental
Ao alcançar um maior equilíbrio físico, também é possível constatar benefícios relacionados à mente. Focar na presença plena, movimentos e respiração, além de refletir sobre a própria estabilidade corporal e emocional, pode favorecer diminuição do estresse e da ansiedade. (6/6)
Foto: gstockstudio / Adobe Stock