Atividade física

Os exercícios físicos são fundamentais para uma vida mais saudável, pois além de ajudar a prevenir doenças e otimizar o bem-estar, são uma forma de cuidar da saúde mental.

Foto: BullRun / Adobe Stock

Um 2024 mais fitness

O começo de ano é o momento em que muita gente se prepara para novos desafios e inicia uma jornada com novos hábitos. A academia e o treino físico em geral costumam aparecer na lista, porém HIIT, cardio e funcional geram dúvidas: saiba a diferença entre eles.

Foto: Nejron Photo / Adobe Stock

Por que o sedentarismo é perigoso?

O sedentarismo não é somente um dos fatores de risco para doenças crônicas, também pode aumentar o risco de problemas relacionados à saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse.

Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

O que diz a ciência

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os adultos devem realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada (ou 75 minutos de exercícios intensos) por semana. Estudos já chegaram a apontar 10 mil passos como uma meta diária, porém cientistas já estimam que entre 4 e 8 mil passos diários ajudam a cuidar da saúde do corpo.

Foto: Oranuch / Adobe Stock

Sedentarismo no Brasil

Enquanto levantamentos recentes apontam que a obesidade entre jovens brasileiros de 18 a 24 anos cresceu, o Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempo de Pandemia), realizado em 2023, indicou que apenas 31% dos entrevistados disseram realizar ao menos 150 minutos de exercícios por semana.

Foto: Drobot Dean / Adobe Stock

O que é condicionamento físico?

É a capacidade do corpo de executar atividades físicas de maneira eficaz e sem apresentar fadiga excessiva. O condicionamento pode ser otimizado por meio da prática regular de exercícios, com diferentes categorias. Conheça as diferenças entre cardiovascular, funcional e HIIT.

Foto: Kaspars Grinvalds / Adobe Stock

HIIT

High Intensity Interval Training, na tradução, Treino Intervalado de Alta Intensidade. É um tipo de atividade que alterna entre exercícios intensos e de rápida execução com períodos curtos de descanso, que podem ser ainda em movimento. Corrida, Burpees e treinos de força intervalados são alguns exemplos de HIIT.

Foto: bnenin / Adobe Stock

Cardiovascular

Também conhecido como cardio, esse tipo de exercício aumenta a frequência cardíaca e a respiração, ajudando a melhorar a saúde cardiovascular, resistência geral e capacidade pulmonar. Natação, elíptico, corrida, corda e ciclismo são algumas opções de exercícios cardiovasculares. Na comparação com o funcional, o aeróbico tem uma intensidade menor, porém tende a ser mais eficiente na queima de gordura pela maior duração da prática.

Foto: Tymoshchuk / Adobe Stock

Funcional

Ajuda a otimizar a coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio. Esse tipo de treino também auxilia na queima de calorias, mas diferentemente do aeróbico, tem duração menor e uma participação maior no fortalecimento dos músculos, ou seja, uma categoria de treino com uma característica de hipertrofia muscular maior na comparação com o cardio

Foto: Svitlana / Adobe Stock

Rotina de treinos

Tem dificuldade para começar e manter uma rotina de exercícios físicos? Escolha uma atividade que realmente goste e que seja motivadora; tenha metas de acordo com o seu nível atual, incluindo tempo de execução; respeite o descanso; não se culpe por falhas e celebre as suas conquistas. A última dica é fundamental: consulte sempre profissionais da saúde e da educação física antes de começar seus treinos, somente eles poderão indicar uma rotina saudável e segura para você.

Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

Foto: www.atmameditacao.com.br