Calor intenso
Criada pelo yogi Bikran Choudhury na década de 1970, a prática, usa o calor do ambiente para tornar o Vinyasa Yoga justamente mais dinâmico, fluído e eficaz, estimulando o organismo a funcionar com mais intensidade e liberar mais toxinas. Em poucos minutos você começa a pingar. Espero que esteja de top e short - e mesmo assim vai querer tirar tudo!
Foto: Reprodução/Giphy
Foco nos asanas
Outro efeito é a possibilidade de maior amplitude e evolução dos asanas. O nome faz referência às diferentes posturas do yoga. No entanto, chega uma hora que fica tão intenso que você acha que não vai conseguir - sou uma praticante da modalidade hatha yoga (mais permanência nas posturas) há quase 4 anos. Minha garrafinha de água não deu conta!
Foto: Pixabay
Xô, estresse!
Segundo Andreia Braga, gerente técnica do Vidya Studio, além de relaxar os músculos e aliviar a pressão das articulações, o hot yoga provoca a adaptação ao estresse através da hormese, que é resposta adaptativa das células a um estresse moderado.
Foto: Reprodução/Giphy
Momento presente
"A prática também diminui os níveis de adrenalina, noradrenalina e os sintomas da depressão, acelerando o 'break mental' trazendo a atenção para o momento presente", destaca Andreia.
Foto: Imagem: Reprodução/Giphy
Circulação em dia
A prática ainda aumenta a circulação sanguínea e linfática e o débito cardíaco; diminui a pressão arterial e aumenta os níveis de óxido nítrico no sangue; promove maior gasto calórico (de 200 a 400 calorias por aula.
Foto: Pixabay
Saúde mental
Diminui os níveis de colesterol total do sangue, especialmente o LDL; melhora a saúde das articulações; facilita o desenvolvimento da flexibilidade; e estimula a produção de hormônios como endorfina e serotonina.
Foto: Oksana Taran/ Unsplash
Depressão e a ansiedade
"Esses hormônios estimulam as sensações de felicidade, prazer, calmaria e conforto físico e emocional. Por isso, o yoga hot também é considerado uma excelente ferramenta para combater os sintomas da depressão e a ansiedade, bem como aliviar o estresse".
Foto: Bruce Mars/ Unsplash
Vou emagrecer?
Não é porque ajuda a emagrecer que só o hot yoga já dá conta disso. Andreia lembra que é importante associar a prática a outra atividade física e alimentação balanceada.
Foto: iStock
É possível relaxar?
Sou uma pessoa agitada e justamente por isso mantenho dinamismo nas atividades - yoga, surf, pedal, muay thai... pois foco e gasto de energia são importantes para o meu funcionamento. Hot yoga é estado pleno de atenção, até porque o estilo é mais rápido. Meu relaxamento no exercício veio depois, durante estava concentrada e sentindo todo corpo
Foto: Arquivo pessoal
Bem-estar e relaxamento
Saiu tanta água do meu corpo, foram tantos movimentos (asanas) dinâmicos que minha única refeição após a prática foi um shake de açaí, um belo banho e cama. Dormi profundamente como há muitas semanas não acontecia. Foi renovador! Uma imagem após a aula
Foto: Arquivo Pessoal
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Nate Johnston/ Unsplash