Isis Valverde
O caso mais recente foi o da mãe de Isis Valverde. Depois da progenitora da atriz, Rosalba Nable, receber ataques por causa da diferença da idade entre ela e o namorado (24 anos mais novo), a atriz publicou um vídeo se pronunciando sobre o assunto.
Foto: @isisvalverde
Ataques à Rosalba Nable
"Depois que eu fiz 30 anos, eu comecei a me sentir julgada por isso. Passaram a dizer como eu deveria me portar, com que roupas eu deveria sair, com quem eu deveria namorar. Agora, estão atacando minha mãe, tratando o namorado dela como criança, como se ela não pudesse se envolver com alguém mais novo", disse no vídeo.
Foto: @isisvalverde
Ingrid Guimarães
Assim como Isis, Ingrid Guimarães também se pronunciou recentemente sobre o assunto depois que uma reportagem deu destaque ao fato dela ter mais de 50 anos e ainda estar com a forma física em dia.
Foto: @ingridguimares
"Tá inteira"
"Por que a partir dos 50 anos, nossa idade aparece antes de qualquer assunto, elogio ou outro tipo de comunicação? Frases como 'tá inteira pra idade', 'tá conservada', 'parabéns por envelhecer sarada' são elogios que também comunicam o quanto nossa sociedade não está preparada pra ver as mulheres envelhecerem", publicou a atriz.
Foto: @ingridguimares
Flávia Alessandra
Na mesma semana em que Ingrid publicou as críticas, Flávia Alessandra foi atacada por publicar uma imagem de maiô. Ela se pronunciou em seguida: “Questionaram a minha idade para postar foto curtindo uma cachoeira, meus valores, como se fosse desrespeito ao meu marido e filhas e meu corpo".
Foto: @flaviaalessandra
Luciana Gimenez
A apresentadora compartilhou uma foto de topless e rebateu as críticas: "Por que meu corpo te incomoda? É incrível: em pleno 2023, basta eu por uma roupa com mais pele, ou, até mesmo, um biquíni, para aparecer uma enxurrada de críticas. Isso porque as pessoas se intitulam esclarecidas e empáticas".
Foto: @lucianagimenez
Fafá de Belem
Em seu Instagram, Fafá fez um desabafo. "Eu ouço direta ou indiretamente que 'meu tempo acabou', que 'estou velha pra inventar moda' Quando a gente se depara com esse tipo de comentário, é difícil não se afetar”, escreveu na legenda de um vídeo.
Foto: @fafadbelem
Fafá de Belem
Em outro momento, dessa vez em entrevista à revista "Quem", a cantora declarou: “O Brasil é um país que despreza pessoas a partir dos 50. O envelhecer aqui é sinônimo de ser jogado fora”.
Foto: @fafadbelem
Andrea Beltrão
Em vídeo, a estrela escancarou as ofensas que recebe disfarçadas de elogios. "Nossa, Andrea, você tem 58 anos? Mas você está ótima -- mesmo que a intenção seja boa, elogio com 'mas' não é elogio. Eu tenho 58 anos e estou ótima; eu tenho 58 anos e estou cheia de energia; eu tenho 58 anos e me sinto maravilhosa. Sem nenhum 'mas'."
Foto: Reprodução/Instagram
Claudia Ohana
"Tenho 59 com muito orgulho. Velha é a p*** que pariu", declarou uma vez a atriz, que disse ainda: "Em um mundo que supervaloriza e privilegia a juventude, começa-se a questionar o porquê que as pessoas se incomodam tanto quando a gente vai envelhecendo Isso se chama ageísmo".
Foto: @ohanareal
Ana Maria Braga
A apresentadora já foi vítima de vários ataques por conta de seu jeito espontâneo. Quando pintou o cabelo de rosa, vários internautas criticaram a decisão dizendo que ela "já não tinha idade para isso". Sem contar o fato de ser criticada pela lista de namorados
Foto: Reprodução TV Globo
Claudia Raia
Mãe aos 56, Claudia é uma defensora da liberdade feminina. "O que já deixou de fazer por causa da sua idade? Ninguém tem o direito de falar o que pode ou não fazer da sua vida", acredita a atriz.
Foto: Flipar
Fátima Bernardes
No início de seu relacionamento com Túlio Gadelha, Fátima sofreu duros comentários por conta da diferença de idade entre o casal. "A gente não vê o mesmo acontecer com homem mais velho namorando uma mulher bem mais jovem", contra-atacou.
Foto: Imagem: reprodução/Instagram@fatimabernardes
Alessandra Negrini
A atriz é um dos principais exemplos desse julgamento etário que as famosas enfrentam -- Alessandra, por sinal, detesta: "Acho um saco a pessoa chegar e falar sempre que eu estou bem aos 52 anos, que não pareço a idade que tenho… Não gosto desses julgamentos".
Foto: @alessandranegrini
Samara Felippo
Samara é outra defensora da liberdade feminina. "(Dizem) 'Panela velha é que faz comida boa'. Sabe qual a idade da panela velha? 30 anos! Homem não é colocado neste lugar", declarou.
Foto: @sfelippo
Samara Felippo
Ao assumir os fios brancos, também militou: "Eu adoro meus cabelos brancos. Eu sou taxada de velha. Dizem: 'Como envelheceu! Era tão jovem em Malhação!' Quantas mulheres não passam por isso. Envelheça como você quiser! Vá ser feliz"
Foto: @sfelippo
Madonna
E não são apenas as celebridades brasileiras que são vítimas deste preconceito. Nem Madonna escapa de críticas por causa de sua idade... a cantora, porém, não se silencia diante do etarismo.
Foto: @madonna
Madonna
"As pessoas sempre tentaram me silenciar por um motivo ou outro, seja porque não sou bonita o suficiente, não canto bem o suficiente, não sou talentosa o suficiente, não sou casada o suficiente e agora é que não sou jovem o suficiente", pronunciou durante uma entrevista à Vogue.
Foto: @madonna
Etarismo
Um dos principais nomes na luta contra o etarismo, a antropóloga Mirian Goldenberg defende que a sociedade reveja o modo como trata as mulheres mais velhas. Na opinião de Mirian, "nós estamos proibidas de envelhecer e também de existir depois de certa idade". Está na hora de mudar!
Foto: Reprodução
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: @madonna