O caso
Vídeos de uma jovem que mostra as deformações em sua boca após um preenchimento viralizaram no TikTok. A menina, que se chama Jaque, ficou com os lábios roxos após aplicar ácido hialurônico no local.
Foto: @jaquecomjota
Procedimento
Jaque conta que fez o procedimento com uma biomédica esteticista e que colocou 1 ml de ácido em sua boca numa sexta-feira à noite; o inchaço teria começado na madrugada do sábado.
Foto: @jaquecomjota
Desacreditada
"Fiquei desacreditada com a deformidade", falou a jovem num vídeo. Segundo Jaque, nem compressa de gelo e “reza braba" melhoraram a situação, ela, então, decidiu dormir sentada com “medo da boca explodir no meio da noite”.
Foto: @jaquecomjota
Quadro piorou
No dia seguinte, ao acordar, a boca estava ainda mais inchada. "Como se não bastasse, acordei com a boca da noiva cadáver e com perigo de de necrose", brincou.
Foto: @jaquecomjota
Pode acontecer
Na opinião do médico Lucas Miranda, dermatologista que faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia, assim como qualquer procedimento estético, o preenchimento labial apresenta riscos.
Foto: Sam Moghadam
Pior dos cenários
Pode acontecer inchaço excessivo e/ou assimetria dos lábios; infecção na área tratada; sensibilidade ou reações alérgicas ao produto utilizado; formação de nódulos ou granulomas e até resultado insatisfatório ou pouco natural.
Foto: Sam Moghadam
Certifique-se
"Por isso é tão importante se certificar de que o profissional que o realiza seja devidamente qualificado, assim como verificar a qualidade e segurança do material utilizado, buscar referências com pacientes que já passaram pelo procedimento com o profissional, ir a mais de uma consulta, com profissionais diferentes, prezar pela naturalidade, pois quanto maior o volume utilizado, maiores as chances de intercorrência", afirma o médico.
Foto: Engin Akyurt
Continua
Jaque chegou a pensar em retirar o produto, mas a boca voltou ao normal após medicação e compressa com gelo. "Antes de fazer o procedimento eu pesquisei sobre tudo que poderia dar errado. E deu errado. Eu sabia que poderia acontecer", comentou.
Foto: @jaquecomjota
Procure especialistas
A orientação de Lucas, contudo, é que a paciente procure um profissional da saúde ao sinal de qualquer complicação. "Em alguns casos, podem ser necessários procedimentos adicionais para corrigir ou ajustar o resultado", finaliza.
Foto: Alexander Krivitskiy
O que pode acontecer
O paciente pode ter reação alérgica ao ácido, necrose tardia na região ou oclusão vascular, que é quando o profissional aplica o produto acidentalmente dentro de uma artéria ou veia.
Foto: Leyre
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Sheldon Xe