A Copa do Mundo Feminina começou, e é em momentos assim que o esporte de alto rendimento lembra a forte ligação entre equilíbrio mental e performance física. Porém não é apenas nessas situações que eles se unem, e a meditação pode ser facilitadora.

Foto: Drazen / Adobe Stock

Corpo e mente conectados

Essa combinação está longe de ser um clichê, ambos têm conexão direta com o bem-estar geral e, claro, também estão interligados. Mas em que momento meditar? (1/7)

Foto: Liubomir / Adobe Stock

O momento certo

Para meditar não é preciso escolher uma ocasião específica, pelo contrário, quando se trata de realizar algum exercício físico, como correr, vale praticar antes, depois ou até durante a atividade; veja 5 razões para incluir a meditação no seu dia a dia de treinos. (2/7)

Foto: Joe-L / Adobe Stock

Estresse e Ansiedade

Gerenciar tais componentes não é tarefa fácil, e assim como atrapalham o bem-estar, podem impactar a atividade física. Por meio da meditação, é possível trabalhar o equilíbrio emocional, diminuindo o estresse e controlando a ansiedade, geralmente em alta no fim do dia. (3/7)

Foto: blackday / Adobe Stock

Concentração

Quando os pensamentos não param de chegar, o foco pode ser afetado. Meditar é uma alternativa para aumentar a concentração, essencial para a performance. Está difícil focar? Tente adotar uma rotina de meditação. (4/7)

Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

Resiliência

Ser resiliente é desafiador, contudo, o autoconhecimento é ferramenta essencial para isso. Lidar com as falhas e aprender com elas faz toda a diferença para se manter motivado, com a mente forte para vencer obstáculos, o que leva ao próximo passo. (5/7)

Foto: Africa Studio / Adobe Stock

Ser mais positivo

Trocar o “eu não vou conseguir” por um mindset otimista é um exercício mental diário. Mesmo diante de falhas, como pular um dia de treino, visualizar um cenário positivo é indispensável para alcançar o objetivo, sem se culpar. Faça do treino algo saudável não apenas para o corpo, mas também para a mente. (6/7)

Foto: Daniel / Adobe Stock

Dormir bem

É nesse momento que os tecidos musculares são restituídos e o cérebro assimila aprendizados se preparando para começar de novo amanhã. Pesquisas já sugeriram que a meditação regular pode reduzir insônia e melhorar a qualidade do sono com o tempo. (7/7)

Foto: Damir Khabirov / Adobe Stock

Foto: Atma