É difícil meditar?
A ideia de que é complexo praticar está longe de ser verdadeira. Existem formas de adicionar o meditar à rotina com facilidade, adaptando-se com o passar do tempo.
Foto: Prostock-studio / Adobe Stock
Por que tentar?
Há estudos que atribuem à prática meditativa benefícios como alívio do estresse e controle da ansiedade. Vale lembrar que a população brasileira é uma das que mais sofrem no mundo com transtornos do tipo.
Foto: Valerii Honcharuk / Adobe Stock
Mais benefícios
Baseada na premissa de autoconhecimento, a meditação tem como pilar o bem-estar, por isso alívio do estresse e controle da ansiedade são destaques, mas ela pode ajudar na concentração e a dormir melhor.
Foto: Jacob Lund / Adobe Stock
Como praticar
Muita gente não sabe bem por onde começar e o que é preciso para iniciar. A ideia de não pensar em nada é um mito, assim como a obrigatoriedade da posição de lótus. Confira opções de meditação para o dia a dia.
Foto: Mariia Korneeva / Adobe Stock
Meditação Guiada
Ótima opção para quem quer começar, pois um guia ajudará em cada passo da prática, indicando no que focar, qual estilo de respiração adotar e outros direcionamentos práticos.
Foto: Syda Productions / Adobe Stock
Música
Ela está presente no cotidiano de todos, incluindo meditadores. É possível focar nas batidas, instrumento específico ou na voz, mas também há músicas criadas especificamente para meditadores e com diferentes objetivos.
Foto: StockPhotoPro / Adobe Stock
Meditação Livre
Aqui não há um guia, porém o meditador pode decidir por qual caminho seguir (refletir sobre o dia, buscar tranquilidade etc) e por quanto tempo deseja meditar. Traz flexibilidade.
Foto: Studio Romantic / Adobe Stock
Sons de fundo
Muito usados para complementar meditações livres, os sons de fundo também podem ser utilizados de forma isolada, criando um ambiente de relaxamento, por exemplo.
Foto: Prostock-studio / Adobe Stock
Mindfulness, o agora
Também chamada de Atenção Plena, Mindfulness é um excelente exemplo de como meditar de forma prática. Traga o pensamento para o presente e tenha consciência da ação executada: do escovar dos dentes à redação de um e-mail de trabalho.
Foto: Antonioguillem / Adobe Stock