Mitos e verdades

Em 21 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Meditação, por isso, o mês é especial para a comunidade de meditadores e entusiastas de uma vida saudável para corpo e mente. Porém alguns mitos ainda separam pessoas da prática. Veja 7 fatos sobre ela.

Foto: StratfordProductions / Adobe Stock

Não existem pré-requisitos para praticar

O que preciso saber antes de começar a meditar? O principal ponto sobre a prática é entender que ela é para todos. Iniciar um novo hábito demanda uma evolução natural, mas não há uma cartilha a seguir, apenas algumas orientações que visam maximizar a experiência, como: fechar os olhos, encontrar um lugar tranquilo, sentar-se confortavelmente.

Foto: Dragana Gordic / Adobe Stock

Meditar não é esvaziar a mente

Refletir, pensar, considerar, todos esses termos são sinônimos de meditar, por isso, a meditação é uma ação de profunda contemplação. Um dos grandes benefícios da prática é justamente organizar as ideias, deixando de lado pensamentos que não devem ser explorados naquele momento para focar em outros essenciais.

Foto: Friends Stock / Adobe Stock

A posição de lótus não é obrigatória

É praticamente impossível pensar em meditação e não lembrar da postura na qual as pernas permanecem cruzadas, mas esse não é o único jeito. Você pode se deitar na cama ou em um tapete, posicionar-se na cadeira, incluindo a do escritório, ou mesmo meditar durante o trajeto de uma viagem. O importante é encontrar um posicionamento que não incomode.

Foto: zinkevych / Adobe Stock

Meditar é respirar melhor

A respiração é uma ação involuntária do corpo que pode ser controlada, e a meditação, sobretudo guiada, é excelente para isso. Existem diferentes técnicas de respiração (Pranayama), como a 4-7-8, abdominal e diafragmática adotadas durante as práticas. Respirar é essencial para a vida e pode ser uma ferramenta para eficaz para enfrentar estresse e ansiedade.

Foto: vfhnb12 / Adobe Stock

Meditar não é demorado

Não é preciso meditar por 20, 30 ou 60 minutos para sentir os benefícios da prática. Existem meditações rápidas, de 1 minuto e com foco total na respiração, e até mesmo de 5 ou mais minutos, onde é possível entrar em um momento maior de reflexão. Por não haver uma duração mandatória, a prática pode ser realizada em qualquer lugar.

Foto: chika_milan / Adobe Stock

Existe ciência na meditação

Meditar é uma excelente forma de cuidar da saúde mental, amenizando condições como o estresse e a ansiedade. Ao longo do tempo, diversos estudos foram feitos e seguem acontecendo, mostrando que a meditação quando realizada regularmente é capaz de trazer benefícios.

Foto: Strelciuc / Adobe Stock

Meditação é a sua jornada

Apesar de ser utilizada para lidar com eventos esporádicos de mal-estar, meditar não é somente uma ferramenta, é um estilo de vida e uma jornada. O dia a dia corrido exige doação total com poucos momentos para si, assim meditar é garantir um tempo consigo mesmo. Pesquisas apontam que são necessários 21 dias para assimilar novos hábitos, e a flexibilidade da meditação tem atraído cada vez mais adeptos no mundo.

Foto: Daniel / Adobe Stock

Foto: www.atmameditacao.com.br