Posso malhar à noite ou isso afeta meu sono?

Se você é um atleta noturno, descubra a resposta para este questionamento a seguir

Foto: microgen

Insônia

Se você sofre de insônia e está lutando para dormir cedo, boas estratégias para pegar no sono são: não mexer no celular na cama, transformar o quarto em um spa e não fazer exercícios superintensos perto do horário de descanso.

Foto: FreshSplash

HIIT? Nem pensar

Fazer treinos intensos antes de dormir pode atrapalhar a termorregulação do seu corpo, processo que é fundamental para uma boa noite de sono, segundo Thomas Kilkenny, diretor do Instituto de Medicina do Sono do Staten Island University Hospital.

Foto: Ibrakovic

Qualidade prejudicada

“O cérebro adormece melhor em uma curva decrescente de temperatura. Essa queda na temperatura corporal começa naturalmente cerca de duas horas antes de você cochilar. Portanto, se você aumentar sua temperatura interna por meio de atividade física vigorosa – seja levantando peso ou fazendo exercícios aeróbicos, a qualidade do sono poderá ser prejudicada", disse o médico em entrevista ao portal americano SELF.

Foto: millann

O que diz a ciência

Um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology em 2014 mostrou que os efeitos do exercício intenso continuam agindo no seu corpo mesmo depois de você cochilar.

Foto: AnnaStills

Relaxe

Praticar exercícios intensos antes de dormir pode afetar o estágio inicial do seu sono, momento em que processamos emoções, consolidamos memória e desenvolvemos o cérebro.

Foto: digitalskillet

O que fazer?

Não é que você não deva, nem possa, se exercitar à noite. Talvez só precise ajustar seus treinos se não conseguir domir bem depois deles.

Foto: Ridofranz

Benefícios

Fazer treinos de intensidade moderada, por outro lado, podem sim te ajudar a dormir melhor. De acordo com uma pesquisa de 2022 da Nature and Science of Sleep, atividades moderadas são importantes para a reparação e regeneração dos tecidos.

Foto: kzlmax

Agenda

Se a agenda não permitir que você mude o horário do seu HIIT, a solução talvez seja adiar o sono em algumas horas. Caso você pratique os exercícios de alta intensidade de duas a quatro horas antes de dormir, seu corpo já estará recuperado quando você deitar na cama.

Foto: PeopleImages

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: BraunS