Menos estresse e ansiedade
Muito usada durante as sessões de meditação, a respiração pode desempenhar papel especial como ferramenta para desacelerar a mente e promover relaxamento.
Foto: Liubomir / Adobe Stock
Meditação e respiração
Não é somente pela calma e pelo foco, a respiração, também chamada de pranayama entre praticantes de yoga e meditação, é explorada como forma de regular as emoções, observar a si mesmo e aumentar a sensação de presença no agora. Essas são algumas das modalidades usadas durante uma meditação guiada, mas é possível adotá-las a qualquer momento:
Foto: shurkin_son / Adobe Stock
Respiração alternada
Conhecida também como “Nadi Shodhana”, nessa opção praticante utiliza o polegar para fechar uma narina enquanto respira fundo pela outra. O ideal é ir alternando narinas a cada inspirar e expirar completados.
Foto: WESTOCK / Adobe Stock
Respiração ujjayi
Durante ela, o praticante retira o foco das narinas e traz para a garganta. Chamada de respiração da vitória ou oceânica, a ujjayi funciona assim: respire fundo pelas narinas e sinta o inspirar e expirar passando pela garganta. O exercício gera um som como das ondas do mar.
Foto: Lategan/peopleimages.com / Adobe Stock
Respiração mindfulness
O termo significa atenção plena e é justamente o foco desse exercício de respiração. Encontre uma posição confortável, sentado ou deitado, e respire de modo consistente, isto é, sem modificar velocidade ou a forma de respirar. Preste atenção no ar entrando pelo nariz, passando pela garganta e chegando aos pulmões; depois expire e perceba o ar sair. Você pode expirar pelas narinas ou pela boca.
Foto: Beaunitta V W/peopleimages.com / Adobe Stock
Respiração 4-7-8
Essa técnica envolve respirar sempre de acordo com a contagem (4-7-8) e é muito usada para relaxar. Respire contando até quatro, depois segure a respiração contando até sete e, por fim, solte o ar (expire) contando até oito.
Foto: Dulin / Adobe Stock
Atenção ao corpo
A intenção desses exercícios é promover um momento de bem-estar e ajudar a desestressar, por isso, não ultrapasse os seus limites e escolha um lugar calmo, além de uma posição confortável. Respire tranquilamente e faça um escaneamento corporal buscando o relaxamento completo.
Foto: IndiaPix / Adobe Stock
Foto: www.atmameditacao.com.br