O papel do sono
Durante o descanso, o corpo passa por processos de regeneração e consolidação da memória, indispensável para o bem-estar físico, mental e emocional. Essa dinâmica também é fundamental no âmbito cognitivo. (1/8)
Foto: DavidPrado / Adobe Stock
Saúde mental
O bom sono está associado à capacidade de lidar com estresse e ansiedade, por isso más noites de descanso costumam influenciar tanto o bem-estar. Quanto à cognição, consolidação da memória e concentração são base para aprendizado. (2/8)
Foto: Andrey Popov / Adobe Stock
Saúde física
Cortisol e melatonina são hormônios conectados ao sono, e uma vez que eles não estão equilibrados afetam o ciclo circadiano. No bom sono, tecidos musculares são restaurados, coração é beneficiado, sistema imunológico é fortalecido etc. (3/8)
Foto: fizkes / Adobe Stock
O despertar
Enquanto a melatonina colabora para a chegada do sono e tem seu pico ao longo da noite, o cortisol ajuda no despertar e alcança sua produção máxima pela manhã. E o que é um microdespertar? (4/8)
Foto: Graphicroyalty / Adobe Stock
Microdespertar
É um rápido momento de interrupção do sono, episódio no qual uma pessoa pode acordar por alguns instantes e nem mesmo se dar conta disso. Apesar disso, ele pode trazer problemas. (5/8)
Foto: Rido / Adobe Stock
Como ocorre
Pode acontecer por diferentes motivos, desde pequenos ruídos até movimentos involuntários, mas há outras possibilidades ligadas à saúde, por exemplo. Portanto, caso note que as noites de sono estejam ruins, é indispensável buscar auxílio médico. (6/8)
Foto: Pexels
Qual o impacto
Antes de chegar ao estágio final REM (Movimento Rápido dos Olhos), o sono passa por outras fases, e uma vez que um indivíduo acorda em uma delas essa sequência é impactada, o que pode atrapalhar quantidade e qualidade do último e mais importante estágio. (7/8)
Foto: Pexels