Veja efeitos colaterais em pacientes com botox revelados por estudo

Ansiedade, dores de cabeça e dores crônicas

Foto: Jun

Estudo no Reino Unido

Um estudo conduzido por especialistas da University College London, com mais de 500 pessoas no Reino Unido, aponta que 79% das pessoas que fazem procedimentos antirrugas, utilizando injeções com toxina butolínica, apresentam sintomas.

Foto: Mika Baumeister

Sintomas

Dentre as principais reclamações estão, na seguinte ordem, ansiedade, dor, dores de cabeça ou enxaqueca, ataques de pânico, tontura e confusão mental.

Foto: Aiony Haust

Outros sintomas

Em situações mais raras, outros sintomas foram identificados, como a Síndrome da Taquicardia Postural Ortostática. O fenômeno acontece quando a frequência cardíaca de um paciente aumenta rapidamente depois de se levantar da posição sentada ou deitada.

Foto: Daniele La Rosa

Não para...

Além disso, pessoas que participaram da pesquisa relataram, em menor número, situações como zumbidos no ouvido, alergia e infeção do trato urinário.

Foto: PeopleImages

Falta de informação

A pesquisa também aponta que a maioria dos fornecedores de toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox, não está fornecendo ao público informações corretas sobre segurança.

Foto: PeopleImages

Lugares inapropriados

Ainda segundo o estudo, apenas metade dos pacientes entrevistados relataram ter feito a injeção em uma clínica de estética. O restante relatou que recebia injeção em locais como spas, local de trabalho ou casa.

Foto: Eva Blanco

Fora de clínica

Dados oficiais da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde apontam que houve apenas 188 registros de efeitos colaterais ao Botox, entre 1991 e 2020 no Reino Unido. Especialistas apontam, porém, que o número pode ser maior, uma vez que no Reino Unido, há muitas aplicações que não são oficiais e podem ser realizadas em diferentes locais, por pessoas que não tenham necessariamente diploma de medicina.

Foto: PeopleImages

Quais o principal efeito colateral

Thiago Martins, biomédico e fisioterapeuta dermatofuncional, explica que o principal efeito colateral é o incômodo na região onde a toxina foi aplicada. "Como se o paciente tivesse uma cefaleia", diz.

Foto: Yaroslav Astakhov

Como evitar?

Para evitar os efeitos colaterais, é essencial escolher um profissional qualificado. Não existe predisposição – ou contraindicação -- para aplicar botox.

Foto: Erstudiostok

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: PeopleImages