Verão: quando começa e quando termina?

No Brasil, a estação atual começou em 22 de dezembro e terminará no dia 20 de março, mas apesar de muito convidativa, sobretudo entre quem faz atividade física ao ar livre ou lugares cobertos, é preciso atenção à exposição ao calor e ao sol.

Foto: bernardbodo / Adobe Stock

Calor em São Paulo

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo indicaram que, entre janeiro e julho de 2023, o número de atendimentos médicos em decorrência do calor intenso subiu mais de 100%.

Foto: LIGHTFIELD STUDIOS / Adobe Stock

Chuva de verão

Os brasileiros têm sofrido com as ondas de calor desde 2023, porém, diferentemente da primavera, no verão a umidade mais alta ajuda a atenuar a alta temperatura com as chuvas frequentes, perigosas e causadoras de estragos. É preciso atenção à exposição ao sol e cuidados extras na hora de se exercitar: saiba como.

Foto: vladischern / Adobe Stock

1 – Limites do corpo

Corpo e mente não são máquinas, por isso, fique atento aos sinais que eles emitem. Não passe dos limites: superaquecimento do corpo e desidratação podem afetar não apenas o bem-estar, mas a sua saúde.

Foto: blackday / Adobe Stock

2 – Hidratação regular

Os exercícios fazem com que o corpo aqueça, e o calor extremo intensifica isso, assim o suor surge como mecanismo natural para regular a temperatura. Com isso, o corpo também perde água! Hidrate-se adequadamente e lembre-se que sentir sede já é um indicativo de falta de água no organismo.

Foto: Lune V A/peopleimages.com / Adobe Stock

3 – Cuidados com a pele

Não é só o calor intenso, os raios solares também demandam um cuidado extra com a pele. Passe protetor solar com um fator de no mínimo 30, principalmente se for se exercitar ao ar livre.

Foto: sosiukin / Adobe Stock

4 – Roupa adequada

O corpo precisa transpirar, então dê preferência às roupas leves e que ajudam a pele a “respirar”. Há opções de roupas focadas em performance e tecidos que ajudam na prática de esportes, como o algodão. Quando de dia, escolha roupas claras.

Foto: Friends Stock / Adobe Stock

5 – Horário certo

Há tempo certo para tudo, incluindo se exercitar. Não se exponha ao forte sol e nem deixe para se exercitar muito próximo ao horário de dormir, já que o treino pode liberar cortisol e adrenalina, substâncias que inibem a melatonina essencial para a chegada do sono.

Foto: Jacob Lund / Adobe Stock

6 – Lugares cobertos, mas ventilados

Treinar ao ar livre é uma excelente forma de se conectar com a natureza, porém o forte calor pode te fazer optar por se exercitar em lugar coberto, na busca pela sombra. Lembre-se de que é fundamental haver ventilação adequada, evitando que o lugar fique abafado.

Foto: Flamingo Images / Adobe Stock

7 – Treino adaptado

Se o calor é muito intenso, é prudente adaptar o treino. Faça exercícios com uma intensidade menor, sobretudo se o horário de atividade física for durante altas temperaturas.

Foto: Jacob Lund / Adobe Stock

8 – Faça mais pausas

Deixe o corpo descansar, evite sobrecarregá-lo. Mesmo que o treino tenha que durar um pouco mais devido às pausas mais longas, pode ser interessante redobrar o cuidado. Antes de estabelecer uma rotina de treinos é interessante consultar profissionais da saúde para não colocar o seu bem-estar em risco.

Foto: Flamingo Images / Adobe Stock

Autocuidado é amor-próprio

Uma rotina saudável requer atenção diária sobre cada parte de si. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra anualmente cerca de 185 mil novos casos de câncer (dados de 2020). Nesse verão, lembre-se de cuidar da saúde da sua pele e do seu bem-estar geral. Alimente-se bem, hidrate-se e se exercite.

Foto: nenetus / Adobe Stock

Atma Meditação e Bem-Estar

Comece 2024 focando no que mais importa: você! No app Atma você encontra mais de 1000 meditações feitas por especialistas, músicas e sons de fundo da natureza para relaxar, diminuir a ansiedade, controlar o estresse e cuidar da saúde mental.

Foto: insta_photos / Adobe Stock