Não é lenda
A vitamina C tem, sim, benefícios conhecidos para a pele, graças à sua ação antioxidante e por ajudar a neutralizar os radicais livres que favorecem o envelhecimento.
Foto: iStock
Benefícios
"Ela também é essencial para a produção de colágeno e pode ajudar a reduzir as rugas, melhorar a firmeza e textura da pele", diz o biomédico Thiago Martins.
Foto: Cheyenne Doig/ Unsplash
Benefícios II
Mestre em Medicina Estética, ele lista outros benefícios, como oferecer proteção contra os danos causados pelos raios ultravioleta.
Foto: iStock
Benefícios III
Também ajuda a reduzir as lesões e inflamações da pele e acelera o processo de cicatrização nas áreas onde é aplicada.
Foto: Enecta Cannabis extracts/ Unsplash
E a alimentação?
A ingestão de vitamina D é recomendada para a saúde de modo geral, mas isso não basta no caso da pele.
Foto: John Camaron/ Unsplash
Não basta
Segundo o biomédico, a aplicação tópica oferece benefícios adicionais não obtidos com o consumo de alimentos ricos com a substância.
Foto: Bruna Branco/ Unsplash
Concentração
"Isso porque o uso tópico da vitamina na pele fornece uma concentração direta de nutrientes e os produtos são formulados e feitos por laboratórios para garantir que o usuário obtenha uma dose eficaz".
Foto: iStock
Como usar
Tal uso, claro, prevê consulta com um especialista. É a forma ideal de saber como e quando aplicar o produto, além de entender o que buscar na formulação para escolher a melhor marca.
Foto: Pixabay
Quando usar
Segundo o dermatologista Lucas Miranda, em muitos casos, o uso deverá ser pela manhã e antes do protetor solar pelo poder antioxidante da vitamina. Mas depende do protocolo de tratamento.
Foto: iStock
Passo a passo
"A primeira etapa do home care é a higienização da face, seguida da aplicação do tônico", inicia o médico, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Foto: iStock
A hora da vitamina
Na sequência, deve-se aplicar o hidratante e o protetor solar. Se houver indicação para uso de vitamina C, geralmente será entre a tonificação e a fase hidratante.
Foto: Birgith Roosipuu/ Unsplash
Há contraindicações?
Miranda lembra que esses ativos geralmente são encontrados em produtos mais oleosos, então pessoas com oleosidade na pele podem ter quadros de acne e cravos intensificados.
Foto: iStock
Indicação médica
Também por isso é tão importante a consulta ao dermatologista. O profissional vai ajudar na escolha dos produtos certos para cada tipo de pele.
Foto: National Cancer Institute/ Unsplash
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: iStock