Yoga x ansiedade

Como a prática que trabalha corpo e mente de forma interligada é útil para quem sofre com crises de ansiedade

Foto: Pixabay

País dos ansiosos

Ansiedade é a doença do século e o Brasil já ocupa o posto de país com mais ansiosos do mundo — 18,6 milhões ou 9,3% da população, segundo dados de 2019 da Organização Mundial de Saúde.

Foto: Pixabay

Como amenizar

Diante desses dados, muitos perguntam: o que é bom para aliviar a ansiedade? As medidas são diversas e passam por acompanhamento psicológico e psiquiátrico, mas há ações complementares.

Foto: FG Trade

Atividade física

Como se exercitar é uma das recomendações para quem sofre com o problema, uma atividade que une corpo e mente tem seu valor no esforço de atenuar os sintomas da ansiedade.

Foto: Pixabay

Grande meditação

Para o professor Yuri Dourado, não há apenas um exercício específico para amenizar a ansiedade, pois toda a prática de yoga já é uma "grande meditação". “A gente não medita só de pernas cruzadas”, ressalta.

Foto: Arquivo Pessoal

Estado de atenção

"Na prática, a gente está respirando de forma atenta, contraindo músculos do corpo de forma atenta, percebendo como a postura impacta nossas sensações. (...) Entramos no estado de atenção", explica Dourado.

Foto: Arquivo Pessoal

Mente relaxada

Segundo o professor, essa capacidade de atenção é levada para o dia a dia de quem pratica yoga. Assim, a pessoa fica mais atenta ao presente, ouve menos as "vozes da mente" e, consequentemente, relaxa.

Foto: iStock