Caravaggio: O pintor genial que chocou a sociedade
Foto: Retrato de Caravaggio feito por Ottavio Leoni- domínio público
Quando se fala em Michelangelo, vem à mente o gênio da Capela Sistina. Mas existe um xará , que também deixou uma marca de genialidade na Itália e no mundo: Michelangelo Merisi, nascido em 29/9/1571 em Caravaggio, adotou sua aldeia como nome artístico. Foi um dos maiores da história.
Foto: Retrato de Caravaggio feito por Ottavio Leoni- domínio público
Nascido há 453 anos, ele também é considerado "maldito". Caravaggio atuou em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610, quando morreu, em Porto Ercole
Foto: Rapaz Mordido por um Lagarto, de Caravaggio - domínio público
Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, suas pinturas costumavam escandalizar os clientes.
Foto: O Sacrifício de Isaac, de Caravaggio - Domínio público
Em vez de retratar belas figuras etéreas, para personificar nomes da Bíblia, ele lançava mão de outros modelos: prostitutas, crianças de rua e mendigos.
Foto: São João Baptista no Deserto , de Caravaggio - domínio público
Portanto, Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar, por exemplo, Maria e os apóstolos.
Foto: Descanso na Fuga para o Egito - Caravaggio - Domínio público
Sua inspiração estava entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo tipo de gente que não fosse de nobre estirpe e que tivesse grande expressividade.
Foto: Tocador de Alaúde, Caravaggio domínio público
Seu trabalho exerceu influência importante no Barroco. Foi o primeiro grande representante desse gênero e seu traço não deixava margem para dúvida sobre seu talento.
Foto: A Conversão do Apóstolo Paulo, de Caravaggio - domínio público
Caravaggio chegou a ser acusado de usar o corpo de uma prostituta, encontrada morta do rio Tibre, para pintar A Morte da Virgem.
Foto: A Morte da Virgem, de Caravaggio - Domínio público
Outra característica marcante foi a sua dimensão realista: usava um fundo raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupava a cena em primeiro plano com focos intensos de luz sobre os detalhes. Impactante.
Foto: Crucificação de São Pedro, de Caravaggio - domínio público
O contraste de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena. Ele também usa cores de tons fortes, especialmente o vermelho.
Foto: A ceia de Emaús, de Caravaggio - Domínio público
Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o Tenebrismo, estilo em que tons terrosos contrastam com fortes pontos de luz.
Foto: A Captura de Cristo, de Caravaggio - Domínio público
Em A Flagelação de Cristo, cada detalhe foi pensado para retratar a atmosfera de entrega de Jesus ao seu destino em prol da humanidade.
Foto: A Flagelação de Jesus, de Caravaggio - Domínio público
Caravaggio reagiu às convenções e privilegiou uma pintura natural, direta, e até mesmo brutal, como se vê no quadro em que o general Holofernes é decapitado por Judite, após ser seduzido por ela.
Foto: Judite e Holofernes, de Caravaggio - Domínio público
Em David e Golias, Caravaggio pinta uma imagem dele mesmo como o herói que matou o gigante.
Foto: David e Golias, de Caravaggio - Domínio público
Em Medusa (1597), a inegável expressividade do rosto em terror demonstra a capacidade do artista de traduzir no desenho um sentimento até as últimas consequências. Gaspare Murtola (morto em 1624) disse: "Fuja, pois se seus olhos forem petrificados em fascínio, ela o tornará em pedra".
Foto: Medusa de Caravaggio domínio público
Caravaggio se retratou várias vezes e já foi dito que, às vezes, ele usava um espelho para se ver e pintar. Aqui, ele encarna Baco, o Deus do Vinho.
Foto: Baco, de Caravaggio - domínio público
Após um período em que ficou doente, em Roma, ele pintou novamente o Deus Baco, com seu próprio rosto, mas demonstrando o efeito da enfermidade: ele sofreu de icterícia.
Foto: Pequeno Baco Doente, de Caravaggio - domínio público
Após uma carreira de pouco mais de uma década, Caravaggio morreu em circunstâncias desconhecidas, em 18/7/1610, aos 38 anos. Seu corpo permaneceu em local desconhecido por séculos.
Foto: A Inspiração de São Mateus ,de Caravaggio - domínio público
Em 16/6/2010, cientistas e universitários italianos do "Comitê Caravaggio" anunciaram a identificação dos restos mortais do pintor, graças a análises de DNA e de carbono-14, no pequeno cemitério de Porto Ercole, na comuna de Monte Argentario, na Toscana, onde Caravaggio morrreu.
Foto: Enterro de Jesus, de Caravaggio - domínio público
Em 2018, identificou-se que a morte de Caravaggio foi provocada por uma infecção causada pela bactéria "Staphylococcus aureus", depois que o artista sofreu um ferimento com espada.
Foto: Ressurreição de Lázaro , Caravaggio domínio público
Sua arte eterna está exposta nos mais importantes museus do mundo. E encanta pela expressividade, pela qualidade do traço e pelo jogo de luzes.
Foto: Anunciação, de Caravaggio - domínio público
Fechamos a galeria com Narciso. Caravaggio retratou um jovem olhando para a água de um lago - referência ao mito greco-romano clássico do jovem bonito e vaidoso que se apaixona por seu próprio reflexo. Assim foi Caravaggio: um artista apaixonante.
Foto: Narciso, de Caravaggio - domínio público
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Retrato de Caravaggio feito por Ottavio Leoni- domínio público