Frequência
Igor Queiroz, infectologista da SBI, indica que os moradores da casa troquem as roupas de cama e banho de duas a três vezes por semana.
Foto: Casa.com
Observe
O tempo para a troca pode mudar dependendo do ambiente. Se o local tiver muita umidade ou tiver sujeiras visíveis nas peças, adiante o dia da limpeza.
Foto: Reprodução/Giphy
Importância da limpeza
Quando você não lava as roupas no período adequado, o acúmulo de suor, sujeira e bactérias da pele podem trazer infecções 🤮.
Foto: Elina Upmane - Unsplash
O que fazer
Para evitar o acúmulo de fungos e bactérias, o infectologista indica, além da lavagem, deixar o ambiente arejado.
Foto: Nine Koepfer - Unsplash
Como limpar
O sabão em pó ou detergente, junto com a água são suficientes para limpar as peças e deixá-las prontas para usar novamente 😆.
Foto: Bianca Jordan - Unsplash
Ferro de passar
Caso não haja sol enquanto a sua roupa estiver secando, o infectologista indica usar o ferro de passar para evitar a presença de ectoparasitas.
Foto: Reprodução/Giphy
Toalhas de corpo 🚿
Não compartilhe essas peças! Como elas entram em contato com as partes íntimas, podem transmitir secreções respiratórias e vírus.
Foto: Unsplash
Sem amaciante
Vendido com a proposta de amaciar a roupa, deixando aquele cheirinho de limpeza, o amaciante pode endurecer as fibras dos tecidos se utilizado em excesso.
Foto: Pixabay
Travesseiro
Dependendo da marca e tipo, existe um tempo de validade indicado. Após esse período, o usuário deve comprar outro. O especialista não indica a lavagem desta peça.
Foto: Freepik
Edredom e manta
Dependendo da frequência do uso, as peças devem ser lavadas a cada dois meses. A limpeza delas deve ser longa na máquina de lavar.
Foto: Casa.com
Como manter
Se as peças de cobrir ficarem muito tempo sem serem usadas, deixe no Sol antes de colocá-las na cama, para eliminar a presença de possíveis fungos.
Foto: Reprodução/Giphy
Siga terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação… As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Viva Saúde