Os benefícios
Além do prazer, beijar na boca pode trazer benefícios para a saúde! Confira as vantagens indicadas por Claudia Petry, especialista em Sexologia Clínica e Educação para a Sexualidade, e Mônica Machado, especialista em Psicanálise e Saúde Mental.
Foto: iStock
Xô, estresse!
“Quanto mais apaixonado for o beijo, mais hormônios são liberados. Além disso, estes neurotransmissores inibem o cortisol, hormônio ativado em momentos de estresse e que causa diversos malefícios ao organismo”, diz Mônica.
Foto: iStock
Subiu a temperatura!
Nem todo beijo acaba em sexo, mas muitas vezes o desejo sexual é impulsionado pela troca de saliva. Como explica Claudia, o beijo libera testosterona no homem e na mulher, por consequência, aumenta a libido.
Foto: iStock
Injeção de autoestima
Um bom beijo também aumenta a produção de ocitocina, o hormônio do amor, e da vasopressina, hormônio associado ao fortalecimento de vínculos afetivos. A consequência, segundo Mônica, é a geração de sentimentos de conquista e realização que elevam a autoestima.
Foto: Pixabay
Reforço na imunidade
Sim, beijar fortalece a imunidade. As bactérias que costumam circular no momento da troca de secreção e saliva ajudam o organismo a ganhar mais resistência, criando anticorpos e equilibrando as defesas imunológicas.
Foto: Pixabay
Já beijou hoje?
Ou seja, beijar é bom, faz bem para a saúde do indivíduo e para relação amorosa. Comemore a data trocando esse carinho com quem você deseja e te quer bem.
Foto: iStock