É amor ou obsessão?

Saiba quando o sentimento passou dos limites e já não é mais saudável

Foto: Reprodução/ Globo

Mulheres Apaixonadas

A novela de Manoel Carlos voltou a ser exibida na tela da Globo com tramas que vão de infidelidade à violência contra a mulher, passando por alcoolismo e ciúme excessivo, entre outros tópicos.

Foto: Globo

Eles amam demais?

Um destaque é a personagem Heloísa (Giulia Gam), apaixonada pelo marido Sergio (Marcello Antony). Logo vemos que esse sentimento é movido por ciúme e posse, com brigas, ameaças e agressões feitas por ela.

Foto: Reprodução/ Globo

Consideração profissional

Mas um relacionamento nem precisa ser como o da novela da Globo para gerar preocupação. A psicóloga Suellen Souza, terapeuta de casais, indica ao Terra os sinais de que a relação não é mais saudável.

Foto: Divulgação

Atenção aos sinais

"Se você sente medo e culpa constantemente em uma relação, se não percebe o apoio do parceiro(a), as atitudes não são recíprocas, você se vê fazendo coisas que jamais faria, se tem a sua privacidade violada com frequência, cuidado!", alerta.

Foto: iStock

Invista em você

Quando o sentimento nutrido pela pessoa amada não faz bem à relação, a recomendação de Suellen é: questione se isso é o que você quer para sua vida. "Pratique autocuidado e, principalmente, invista em terapia".

Foto: Nate Johnston/ Unsplash

Individualidade na relação

Mesmo no auge da paixão, uma dica para manter a individualidade no relacionamento é preservar o núcleo de amizades. Amigos serão sempre uma rede de apoio.

Foto: Jed Villejo/ Unsplash

Cuide-se

"Reserve um tempo para você mesmo, saia para se mimar ou para curtir sua companhia", aconselha a psicóloga.

Foto: iStock

Não perca sua identidade

Outra dica de Suellen lembra a importância de se posicionar sobre vontades, limites e opiniões de modo geral. "Se respeitei para não perder sua identidade".

Foto: iStock

Amor não aprisiona

Em um relacionamento saudável, os envolvidos crescem e se impulsionam sem minimizar ou cercear o outro.

Foto: Oziel Gomes/ Unsplash

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Reprodução/ Giphy