O que é isso?
Estelionato emocional acontece quando alguém estabelece uma relação de poder para controlar o outro. Para isso, se aproveita da sua fragilidade financeira, física e emocional. (01/10)
Foto: Reprodução/Giphy
Não sentem culpa
Essas pessoas não sentem remorso ou culpa ao desrespeitar o espaço alheio. Segundo o psiquiatra Rafael Latorraca, elas podem se enquadrar no Transtorno de Personalidade Antissocial. (02/10)
Foto: Reprodução/TV Globo
Sempre têm razão
Tome cuidado! Um estelionatário emocional frequentemente distorce as informações, mente, inventa, chantageia e desqualifica seu alvo. (03/10)
Foto: Reprodução
Não se importam
Essas pessoas só querem satisfazer a si mesmas, sem se importar com as consequências. Os desejos variam de poder emocional sobre o outro a benefícios materiais e financeiros. 04/10)
Foto: Reprodução
Alvo específico
Os estelionatários emocionais miram pessoas introspectivas, inseguras e que desejam muito uma relação. "Idealizam o príncipe encantado em suas vidas", diz a psicóloga Vanessa Gebrim. (05/10)
Foto: Reprodução
Pedem dinheiro
Na maioria dos casos, os estelionatários emocionais pedem altas quantias de dinheiro em chantagens emocionais e para cumprir as promessas feitas. (06/10)
Foto: Reprodução
Tudo ao contrário
O relacionamento abusivo vai destruindo a vida e a autoestima, fazendo com que a pessoa se sinta cada vez mais acuada. A vítima perde a noção da realidade, se achando culpada pela situação. (07/10)
Foto: Reprodução/Giphy
Fique atento...
Alguns sinais são: intimidações, rejeição, ameaças, chantagem, críticas ao corpo e isolamento. Tudo faz com que a vítima crie uma percepção distorcida de si mesma e da realidade. (08/10)
Foto: Reprodução/Tenor
... e peça ajuda!
"Fazer terapia auxilia no processo de autoconhecimento, evitando que você entre em relacionamentos abusivos", defende a psicóloga Vanessa Gebrim. (09/10)
Foto: Reprodução/Giphy
Acompanhe o Terra
Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (10/10)
Foto: Reprodução