Ghosting: como saber se levei perdido e o que fazer após o sumiço?

Veja dicas de especialista para superar

Foto: Alexander Medvedev

O que é?

Você está flertando com alguém. A conversa está fluindo legal, tudo evolui para algo mais sério. De repente... a pessoa some. Parabéns, você acabou de sofrer um ghosting.

Foto: Paolo Cordoni

3 sinais

Desinteresse na sua vida, demora para responder e sumiço repentino do parceiro são os três principais sinais de que você está passando por um ghosting.

Foto: Beyhes Evren

Números comprovam

Segundo uma pesquisa realizada pelo aplicativo "Par Perfeito" com 3.200 solteiros, quase metade dos participantes (47%) afirmaram já ter sofrido um ghosting.

Foto: miniseries

Difícil de aceitar

A palavra vem do inglês "ghost”, de fantasma. A expressão se popularizou nos últimos anos devido ao aumento do uso de aplicativos de relacionamento e de troca de mensagens, que facilitaram esse sumiço repentino. Conversamos com a psicóloga Suellen Souza para reunir dicas sobre o assunto.

Foto: AndreyPopov

Reconheça

O primeiro passo para superar o “perdido” é reconhecer que você sofreu um ghosting. O "crush” sumiu? Demora dias para responder? Não visualiza suas mensagens nem suas publicações nas redes sociais? É... acontece!

Foto: cokada

Aceite a dor

Para muitas pessoas, a dor de um ghosting é quase tão forte quanto a de um término, por exemplo. Isso porque, em muitos casos, precisamos romper (abruptamente) uma relação que estávamos idealizando.

Foto: cokada

Ele/Ela nem é tudo isso!

Lembre-se: na maioria das vezes você nem chega a conhecer de fato a pessoa. E vice-versa. Parar de idealizar o (a) parceiro (a) é importante nesse processo.

Foto: Photo Beto

Não procure

Deixe o tempo tomar conta da dor. Não busque a pessoa, nem cobre uma resposta dela. Se apagar o contato ou bloquear das redes sociais vai te fazer bem, siga em frente. Ninguém vai te julgar.

Foto: SB Arts Media

Rede de apoio

Ao invés de cair na tentação de mandar mensagem para o contatinho, converse sobre o assunto com amigos. Eles com certeza vão abrir seus olhos para o que está acontecendo.

Foto: DragonImages

Poder da escuta

"Lidar com a insegurança gerada pelo ghosting exige paciência e apoio dos amigos. Procure um psicólogo se isso não ajudar. Ghosting mexe com a autoestima de quem 'ficou', e as pessoas tendem a se questionar", diz Suellen. Sem dúvidas, não é fácil.

Foto: PeopleImages

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Zinkevych