Dindim
Uma pesquisa recente do serviço digital de finanças Credit Karm trouxe uma revelação curiosa sobre a maneira que os jovens veem amizade: cada vez mais as pessoas buscam amigos que possuem a mesma compatibilidade salarial.
Foto: Junior Reis
Nada de gastos
Segundo a pesquisa, 35% das pessoas da Geração Z (nascidos a partir de 1996) e 29% dos Millennials (entre 28 e 40 anos) consideram importante que "seus amigos ganhem tanto quanto eles”.
Foto: Jarritos Mexican Soda
Encerrando amizades
A divergência salarial, inclusive, é um fator que leva muitos Zennials e Millennials a encerrarem amizades mostra o estudo, que entrevistou cerca de 1.000 pessoas com mais de 18 anos.
Foto: Ilya Mondryk
Gastões
Mais de um terço dos entrevistados tem “aquele amigo” que os leva a gastar demais.
Foto: Farrini W
Dívidas
De acordo com o estudo, 88% dos Millennials já contraíram dívidas por passar tempo com seus amigos, sendo que 15% já bateu a casa dos US$ 500 (mais ou menos R $2.400).
Foto: Hannah Busing
Saidinha
As pessoas da Gen Z relataram ter (pelo menos) um amigo que os pressiona a dar aquela saidinha e apenas 2% deste grupo contraiu a mesma quantia em dívidas (US$ 500) que os Millennials.
Foto: Sarah Noltner
Principais gastos
43% dos Millennials revelaram que a principal causa dos gastos excessivos é "jantar fora”, seguido de “bebidas e noitada” (37%), viagens e férias (22%) e comemorações de aniversário (21%).
Foto: Elevate 1
Eu mereço
Já para o Z, jantar fora corresponde a 37% dos gastos, enquanto que 36% revelou que está gastando demais com amigos por conta de roupas e 20% por massagens e manicure.
Foto: Simon Humler
Jogue limpo
“Gastar dinheiro para manter o contato com os amigos não é novidade, mas pode ser um problema se as pessoas começarem a perder amigos devido a hábitos de consumo desalinhados”, diz Courtney Alev, defensora financeira do consumidor na plataforma Credit Karm.
Foto: Katarzyna Grabowska
Abra o jogo
A especialista adiciona: “Falar sobre finanças com seus amigos pode ajudar a aliviar parte do estresse associado ao dinheiro, especialmente se você e seu amigo tiverem situações financeiras diferentes.”
Foto: David Fanuel
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Briana Tozour