Gatilho
O diagnóstico de câncer tem um peso emocional imensurável e é um grande gerador de ansiedades no paciente. A ajuda é sempre bem-vinda, mas todo cuidado é pouco na hora de falar da doença.
Foto: KatarzynaBialasiewicz
Não culpe a vítima
Há pessoas que criam uma relação mística para o surgimento do câncer. Frases do tipo "isso é mágoa guardada", não devem ser usadas nunca. Dizer algo assim é colocar no paciente a culpa de ter câncer.
Foto: agrobacter
Não busque um culpado
Não busque um agente causador do câncer. O paciente pode até ter comorbidades ou uma saúde debilitada, mas não cabe a você dizer isso a ela. Essa relação de causa e efeito pode – ou não – existir. E não vai ajudar falar sobre isso, muito menos sem certeza
Foto: SeventyFour
Tratamentos sem evidências
Recomendar tratamentos alternativos pode prejudicar a saúde do paciente e abalar seu emocional, uma vez que coloca expectativas em algo que cientificamente nunca foi comprovado. O mais importante é o paciente seguir as orientações médicas.
Foto: SDI Productions
"Converse com fulano, ciclano"
Um: cada caso é um caso. Dois: nem sempre ajuda falar com outra pessoa que teve a doença. Além disso, às vezes o paciente não quer conversar. Deixe-o à vontade. Demonstre apoio ao dizer, por exemplo, que "se interessar", você pode fazer a ponte.
Foto: Willowpix
Sem comentários sobre a aparência
Nem mesmo para dizer que está bonita. Sabemos que alguns cânceres são mais agressivos do que outros e podem deteriorar a aparência. E mesmo se não mudarem, podem colocar a pessoa em evidência desnecessária, levando a constrangimentos.
Foto: FatCamera
Deixe o outro falar
Não é uma boa ideia perguntar se a pessoa está sentindo isso ou aquilo. As respostas podem ser muito pessoais. Deixe que ela abra as informações do jeito que quiser, mesmo se você souber de antemão sobre condições específicas da pessoa.
Foto: iStock
"Você vai superar"
Dizer que uma pessoa vai superar ou passar por cima da doença pode não ser necessariamente verdade e tem capacidade de elevar a ansiedade do paciente. Também evite dizer "diga o que posso fazer", pois isso obriga o paciente, que já tem muito em sua cabeça, a achar uma tarefa para você.
Foto: AleksandarGeorgiev
"Nem parece que tem câncer"
A frase pode soar insensível, uma vez que tem capacidade de minimizar as dores de quem tem câncer. Nem sempre conseguimos ver e muito menos entender a dor e a luta da pessoa com câncer.
Foto: JuFagundes
Dê apoio e escuta
Uma das melhores maneiras de demonstrar apoio a quem tem câncer é estar junto. Não precisa necessariamente encontrar uma solução. Muito menos dar conselhos que não foram pedidos. Ouvir o que o paciente tem a dizer (se ele quiser) é o mais aconselhável!
Foto: Fly View Productions
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Jose carlos Cerdeno