Casamento também pode ter volta

Terapeuta de casal explica o que é preciso para retomar um casamento, como fez a jornalista Christiane Pelajo

Foto: Reprodução/ Instagram @chrispelajooficial

Juntos outra vez

A jornalista Christiane Pelajo retomou o casamento com Fernando Sita após três anos separados. Nesse tempo, ela até namorou outra pessoa antes de decidirem dar uma nova chance à relação.

Foto: Reprodução/ Instagram @chrispelajooficial

Superou mesmo?!

"Fiquei muito mal quando a gente terminou. Estávamos há nove anos juntos. Fiquei muito triste mesmo. Mas depois fui me recuperando. (...) Achei mesmo que o Fernando era passado", contou em entrevista ao podcast "Papagaio Falante". Ela afirma que, antes disso, nunca havia retornado com um ex.

Foto: Reprodução/ Instagram @chrispelajooficial

Casamento tem volta?

Para a psicóloga Suellen Souza, especialista em terapia de casal e família, a resposta é sim. Mas, como em toda relação, apenas amor não sustenta.

Foto: iStock

Os pilares do relacionamento

Os elementos básicos para fazer dar certo são os mesmos de qualquer relacionamento: respeito, renúncias, diálogo saudável e transparente e, claro, dedicação.

Foto: Shelby Deeter/ Unsplash

Todo mundo muda

"Nós, enquanto indivíduos, estamos em constante mudança. Às vezes, o que uma pessoa fazia questão na relação no passado, hoje não faz mais sentido. As pessoas mudam, ainda mais quando querem fazer a relação dar certo", defende Suellen em entrevista ao Terra.

Foto: Oziel Gomes/ Unsplash

Deixa as mágoas no passado

Uma nova relação com uma pessoa do passado traz bagagens nem sempre positivas, mas é importante resolver as pendências antes de recomeçar. "Nenhum relacionamento vai pra frente, com mágoas passadas", lembra Suellen.

Foto: iStock

Atenção aos filhos

Com criança na história, o divórcio tende a ser mais complexo. Imagina então retomar a relação depois que os filhos já se adaptaram à dinâmica de pais separados? Suellen recomenda cautela na reaproximação para evitar sofrimentos e traumas.

Foto: iStock

Preze pela felicidade

Alguns casais optam por novos arranjos - relacionamento aberto, duas casas, etc -, mas não tem certo ou errado. Nesse ponto, a psicóloga é categórica: "há a modalidade que o casal se sinta bem".

Foto: Jeremy Wong Weddings/ Unsplash

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Reprodução/ Instagram @chrispelajooficial