A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde que garante a qualidade de alimentos e outros produtos que chegam aos supermercados e, consequentemente, à mesa da sua casa.
Foto: iStock
Mais segurança
Graças à Anvisa as empresas precisam seguir um padrão de qualidade para garantir que produtos industrializados sejam seguros para o consumidor final. A seguir, relembre alguns produtos que já tiveram problemas com a agência:
Foto: iStock
Produtos Labornatus
Em abril de 2023, a Anvisa suspendeu a fabricação e venda de produtos da Labornatus do Brasil, conhecida por produzir suplementos alimentares.
Foto: iStock
"Foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à documentação, estrutura física, higiene do estabelecimento e dos trabalhadores, controle de pragas, controle de potabilidade de água, controle de qualidade e segurança de matérias-primas e do produto final, Programa de Controle de Alergênicos, entre outros", justificou a Anvisa na época.
Foto: iStock
Fugini
Em março de 2023, a Anvisa suspendeu a fabricação e comercialização de alimentos da marca Fugini. Foram identificadas falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas dos produtos da empresa.
Foto: iStock
Após nova inspeção, em abril, a marca foi autorizada a retomar a produção. O orgão contudo manteve a suspensão de fabricação dos produtos que continham os principais alimentos que causam alergias alimentares ou seus derivados.
Foto: Reprodução
Chocolates Garoto
Em outubro de 2022 uma suspeita de contaminação provocou o recolhimento voluntário de alguns lotes de chocolates da Garoto que podiam conter fragmentos de vidro por problemas em equipamentos de produção nas fábricas.
Foto: iStock
Sorvetes Haagen-Dazs
Em agosto de 2022 o alvo da Anvisa foram os sorvetes de massa e picolés da marca Häagen-Dazs com validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023 após serem identificados traços de 2-cloroetanol (2-CE), uma substância que pode ser tóxica, gerada a partir do processo de extração do aroma de baunilha.
Foto: iStock
Chocolates Elite
Em maio de 2022 um alerta internacional por possível contaminação por Salonella gerou o recolhimento de todos os lotes de chocolates da marca Elite, fabricados em Israel.
Foto: iStock
Chocolates Kinder
Em abril de 2022 a Anvisa restringiu todos os produtos da linha Kinder Schoko-Bons fabricados na Bélgica e importados ao país por suspeita de contaminação por salmonela.
Foto: iStock
Fórmulas infantis
Em março de 2022 a Anvisa determinou o recolhimento de fórmulas infantis das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da Abott Nutrition. O alerta foi feito após a agência reguladora dos Estados Unidos, o FDA, iniciar a investigação da morte de um bebê e da internação de outros 4 que consumiram os produtos.
Foto: iStock
Fique tranquilo!
Vale lembrar que, após as suspensões, as empresas têm um prazo para se adequar e recolocar seus produtos no mercado. Caso você encontre um produto dessas marcas na prateleira, provavelmente ele já está adequado às regras e próprio para o consumo.
Foto: iStock
Veja mais no Degusta!
Tudo sobre alimentação saudável, receitas e dicas para o seu dia a dia
Foto: iStock