Popularmente associado ao espinafre e ao feijão, o ferro é um mineral fundamental para a saúde do organismo e oferece diversos benefícios para o bem-estar geral do corpo. A seguir, confira alimentos ricos nesse nutriente para incluir na rotina!
Foto: Prostock-studio | Shutterstock
1. Semente de abóbora
As sementes de abóbora são ricas em nutrientes essenciais para o organismo, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Com alto teor de antioxidantes, como a vitamina E e carotenoides, ajudam a evitar o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas.
Foto: Elena Shev | Shutterstock
2. Quinoa
A quinoa é uma semente rica em proteínas que auxiliam no funcionamento muscular; por isso, é muito indicada para quem pratica atividade física. Altamente nutritiva, ela também é considerada um superalimento, pois contém diversos benefícios para o corpo, incluindo a prevenção de obesidade e doenças cardiovasculares.
Foto: anna.q | Shutterstock
3. Brócolis
Por conter poderosos antioxidantes, o brócolis ajuda a reduzir o estresse oxidativo no corpo, reduzindo os riscos de doenças crônicas, e fortalece o sistema imunológico. Além disso, por fazer parte dos vegetais com cor verde, previne o aumento do colesterol ruim e reduz a absorção de glicose no sangue.
Foto: Bukhta Yurii | Shutterstock
4. Aveia
Rica em fibras, vitaminas, proteínas e carboidratos, a aveia aumenta a sensação de saciedade e contribui para o controle de glicemia, devido à fibra solúvel betaglucana.
Foto: Anton Belo | Shutterstock
5. Tofu
O tofu é um alimento com baixa caloria e com pouca gordura. Com alto teor de proteínas e minerais, ele é um importante aliado para a saúde dos músculos e ossos. E, por conter fitoestrógenos, ajuda a regular os níveis de hormônios no corpo, principalmente entre as mulheres.
Foto: inewsfoto | Shutterstock
6. Ovo
Segundo a nutricionista Simone Abreu, nos ovos é possível encontrar todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita para desempenhar funções vitais, como imunidade, transporte de nutrientes, fabricação de hormônios e produção de tecidos.
Foto: goir | Shutterstock
7. Abacate
Com gorduras saudáveis, o abacate ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumenta a produção de colesterol bom, assim como favorece a produção de colágeno, a saúde dos ossos e o sistema imunológico. Isso porque é uma excelente fonte de minerais e vitaminas do complexo B, C, E e K.
Foto: Nikola Bilic | Shutterstock
8. Peixe
Ricos em ácidos graxos ômega 3, os peixes auxiliam a memória, o raciocínio e a função cognitiva. “Além disso, ajudam na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando o aumento da pressão arterial”, diz a nutricionista Roseli Rossi.
Foto: zi3000 | Shutterstock
9. Lentilha
A lentilha é um alimento importante para a formação de glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio pelo corpo. Além disso, contribui para o controle de açúcar no sangue, a saúde digestiva e o emagrecimento saudável, uma vez que os grãos diminuem o apetite e controlam a glicemia.
Foto: Brent Hofacker | Shutterstock
10. Grão-de-bico
O grão-de-bico é uma boa fonte de ferro, o que é importante para prevenir anemia ferropriva. Ele também contém fibras, proteínas e vitaminas que contribuem para a saúde cardiovascular, digestiva e muscular, além de ajudar na regulação do açúcar no sangue e na promoção de saciedade.
Foto: StockImageFactory.com | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: miniseries/iStock