7 alimentos ricos em proteína para substituir o ovo
Foto: dusanpetkovic/iStock
O ovo é uma fonte de proteína muito procurada por quem deseja ganhar massa muscular. No entanto, assim como outros alimentos, o seu consumo não deve ser exagerado. Segundo a endocrinologista Dra. Deborah Beranger, toda dieta deve ser diversificada e não devemos buscar uma única opção como fonte de um nutriente. Pensando nisso, indicamos, a seguir, algumas opções para você substituir o ovo na dieta. Confira!
Foto: goir | Shutterstock
1. Peixe
Uma das melhores opções para quem deseja aumentar a ingestão proteica são os peixes, pois tendem a ser mais magros e menos calóricos que as carnes vermelhas. “O salmão é especialmente interessante, pois, além de ser rico em proteínas, também possui grandes quantidades de ômega 3, o que proporciona uma recuperação muscular mais rápida”, afirma a nutróloga Dra. Marcella Garcez.
Foto: Jacek Chabraszewski | Shutterstock
2. Oleaginosas
Nozes, amêndoas e outras oleaginosas são excelentes para os vegetarianos, visto que são ricas em proteínas, ajudam a regular o intestino e a prevenir doenças cardiovasculares. “No entanto, é importante não exagerar no consumo das oleaginosas, restringindo a 5 ou 6 unidades por dia, já que também são ricas em gordura e altamente calóricas, favorecendo assim o ganho de peso”, alerta a nutróloga.
Foto: Ground Picture | Shutterstock
3. Quinoa
A quinoa é uma excelente fonte de proteína por conter todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. “Dessa forma, a proteína do alimento é melhor aproveitada. Como se não bastasse, a quinoa ainda é rica em outros nutrientes, como fibra, magnésio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B e zinco”, diz a Dra. Marcella Garcez.
Foto: Katrinshine | Shutterstock
4. Leguminosas
A nutróloga explica que as leguminosas estão entre os alimentos com maior valor proteico. “Vale destacar principalmente o grão-de-bico, que também é rico em fibras e colabora para saciedade; o feijão, que é capaz de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue; e a soja, que possui uma das maiores quantidades de proteína, com cerca de 34 gramas do nutriente a cada 100 gramas do alimento”, diz.
Foto: StockImageFactory.com | Shutterstock
5. Leite e derivados
O leite é um dos alimentos mais nutritivos que existem, pois possui quase todos os nutrientes de que o organismo precisa. "O mesmo vale para os derivados do leite, como queijos e iogurtes. Mas é preciso tomar cuidado devido à grande quantidade de gordura que esses alimentos podem conter. No geral, o melhor é optar pelas versões desnatadas e queijos brancos [...]", recomenda a Dra. Marcela Garcez.
Foto: Mironov Vladimir | Shutterstock
6. Carnes magras
As carnes magras, como patinho bovino, filé mignon e coxão mole ou duro, são as melhores fontes de proteína vegetal. Além desse nutriente em específico, elas possuem vitamina A, D, E e K, aminoácidos e minerais, como ferro, zinco e cálcio, que fornecem matéria-prima para a formação das células e dos hormônios.
Foto: Natalia Lisovskaya | Shutterstock
7. Tofu
O tofu, proteína versátil que pode ser utilizada em várias receitas, é rico em proteínas vegetais pela sua origem e método de produção. O alimento é feito a partir da coalhada do leite de soja, que é coagulado e prensado para formar blocos sólidos.
Foto: inewsfoto | Shutterstock
Consulte um especialista
A Dra. Marcella Garcez ressalta que o mais importante para quem deseja aumentar o consumo de proteína, visando o ganho de massa muscular, é procurar um profissional especializado. “Apenas o médico poderá realizar uma avaliação nutricional, levando em consideração fatores como idade, peso, sexo, altura, histórico familiar de saúde e intensidade da atividade física, para recomendar a quantidade ideal de proteína para o seu organismo e a melhor forma de ingeri-la sem colocar sua saúde em risco”, finaliza a médica.
Foto: Roman Chazov | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: dusanpetkovic/iStock