7 alimentos ricos em selênio para incluir no cardápio

Foto: Amarita/Getty Images

O selênio é um mineral essencial que atua como um antioxidante no corpo humano, ajudando a combater os radicais livres e protegendo as células contra danos oxidativos. A falta dele pode ter impactos negativos na saúde, incluindo comprometimento da função imunológica, saúde da tireoide, proteção antioxidante e outros processos metabólicos. Por isso, a seguir, veja 7 alimentos ricos em selênio para incluir na dieta!

Foto: ratmaner | Shutterstock

1. Castanha-do-Pará

É rica em ômega 3, magnésio e selênio. Estudos mostram que o consumo regular dessa oleaginosa ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, prevenir diabetes, doenças cardíacas e melhorar a função cardiovascular.

Foto: Portal EdiCase

2. Peixes

Os peixes são fonte de  vitamina E E e selênio, que favorecem a redução do estresse oxidativo e, consequentemente, as inflamações. Peixes como salmão, atum e sardinha, também são ricos em proteínas e ácidos graxos ômega 3 que têm propriedades anti-inflamatórias.

Foto: iStock

3. Brócolis

O Brócolis é um alimento repleto de minerais essenciais, como ferro, selênio, magnésio, fósforo, cromo e potássio. Além disso, as fibras presentes nesse vegetal favorecem o funcionamento intestinal saudável e desempenham um papel importante na redução do colesterol LDL, enquanto ajudam na eliminação do estrogênio do organismo.

Foto: Portal EdiCase

4. Ostras

Além do zinco, as ostras fornecem uma variedade de nutrientes essenciais, como vitaminas B12, D e C, ferro, magnésio e selênio. Outra vantagem é sua contribuição de ácidos graxos ômega 3, benéficos para a saúde cardiovascular.

Foto: Portal EdiCase

5. Gema de ovo

A gema de ovo é uma fonte de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, D, E e K. Além disso, ela contém minerais como ferro, zinco e selênio. Fornece proteínas de alta qualidade e é muito benéfica para a saúde ocular. Também auxilia na absorção de cálcio, contribui para a saúde da pele e do cabelo e tem um papel importante na saúde cerebral.

Foto: Vlad Antonov | Shutterstock

6. Frango

O frango é uma fonte natural de selênio, que ajuda proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Além disso, é uma excelente fonte de proteína magra, essencial para a construção e reparação de tecidos musculares, enzimas e hormônios. Também contém vitaminas do complexo B, como niacina e vitamina B6, importantes para o metabolismo energético e saúde do sistema nervoso.

Foto: Portal EdiCase

7. Sementes de linhaça

A semente de linhaça é uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, além de conter diversos minerais e vitaminas essenciais, como as vitaminas A, E, B1, B6, B12, minerais como fósforo, ferro, magnésio, sódio, cobre, zinco, manganês e selênio." Além disso, auxilia na redução de processos inflamatórios e previne dislipidemias e doenças cardiovasculares", acrescenta a nutricionista Adriana Cerchiari de Andrade.

Foto: Portal EdiCase

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Portal EdiCase