7 benefícios da laranja para a saúde e como consumir
Foto: DROBOT VIKTORIIA | Shutterstock
Conhecida por seu sabor refrescante e alto teor de vitamina C, a laranja oferece uma variedade de nutrientes para o corpo e é uma importante aliada na prevenção de doenças, o que a torna indispensável nas dietas. Mas engana-se quem pensa que é só nos sucos que elas podem ser aproveitas. A seguir, indicamos como e por que você deve incluir essa fruta nas suas refeições. Confira!
Foto: iStock
1. Fortalece o sistema imunológico
Segundo a farmacêutica Luciana Rocha, por ser rica em vitamina C, a laranja auxilia na produção de glóbulos brancos, que ajudam a combater infecções. “A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos”, diz.
Foto: Roman Samborskyi | Shutterstock
2. Ajuda no funcionamento do intestino
A laranja é rica em fibras, essenciais para uma boa digestão. Isso porque elas ajudam a regular o trânsito intestinal, prevenindo constipações e promovendo a saúde do trato digestivo. Além disso, por ser rica em água, a fruta também promove a hidratação e regularização do intestino.
Foto: Alrandir | Shutterstock
3. Retarda o envelhecimento
A vitamina C, encontrada na laranja, é capaz de deixar a pele mais bonita e saudável. "A vitamina C é uma substância antioxidante, ou seja, um ativo que inibe a oxidação das células, diminuindo a ação de radicais livres locais, e pode oferecer resultados excelentes para todos os tipos de pele", explica a dermatologista Tereza Eliza Panizzi.
Foto: Dean Drobot | Shutterstock
4. Ajuda a prevenir a anemia
A laranja ajuda a prevenir a anemia porque é rica em vitamina C e ácido cítrico, que ajudam a aumentar a absorção de ferro pelo organismo. Esse mineral, por sua vez, é essencial para a produção de hemoglobina, uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue, que em falta pode causar anemia.
Foto: AtlasStudio | Shutterstock
5. Ajuda a emagrecer
A laranja é uma fruta rica em fibras, o que significa que ela ajuda a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a quantidade de alimentos consumidos ao longo do dia. Além disso, ela tem um baixo teor calórico, o que a torna favorável para consumo sem adicionar muitas calorias a dieta.
Foto: lithian | Shutterstock
6. Auxilia no controle da glicemia
A laranja é rica em fibras, que retarda a absorção de glicose no sangue, essa absorção mais lenta, segundo a nutricionista Fernanda Sobral, resulta em “uma menor liberação de insulina, um hormônio que ‘leva’ a glicose para dentro das células para ser utilizada e favorece o estoque de gordura, quando em grandes quantidades".
Foto: vectorfusionart | Shutterstock
7. Melhora a saúde dos olhos
A laranja contém carotenoides, como o betacaroteno e a luteína, que são pigmentos vegetais antioxidantes. Esses compostos ajudam a proteger os olhos contra danos oxidativos e reduzem o risco de doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade e a catarata.
Foto: Lyubov Levitskaya | Shutterstock
Como consumir a fruta?
Além dos sucos, a laranja podem ser consumida de forma saudável em saladas de frutas ou com folhas verdes, essa última pode ser combina com um molho a base de seu suco. Outra boa alternativa é combiná-las com ingredientes saudáveis em smoothies ou musses. Nos dias frios ou para relaxar, a melhor opção é um chá ou infusão com as cascas, que contém óleos essenciais. O que não faltam são variedades para explorar.
Foto: Josep Suria | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock