7 dicas para aproveitar as propriedades de plantas e ervas em chás
Foto: feyyazalacam/iStock
As plantas e ervas utilizadas em chás oferecem diversos benefícios para o organismo e, segundo o nutrólogo esportivo Alfredo D. Landeau Bobadilla, algumas delas auxiliam no tratamento de diversas doenças. Por isso, confira como aproveitar as propriedades dessas ervas no preparo de deliciosos chás!
Foto: Dean Drobot | Shutterstock
1. Verifique a temperatura da água
A nutricionista Viviane Pereira diz que “a água muito quente ou fria pode interferir na correta liberação dos princípios ativos das plantas. A temperatura adequada é no momento da ebulição: quando começa a liberar as bolhas na lateral da panela".
Foto: Diana Sklarova | Shutterstock
2. Atente-se à quantidade de planta utilizada
Outro fator importante é a quantidade de planta utilizada em um chá. "Para não consumir em excesso ou em pouca quantidade, o ideal é colocar uma colher de sobremesa, ou a quantidade prescrita e/ou indicada da(s) erva(s)”, alerta Viviane Pereira.
Foto: ju_see | Shutterstock
3. Prepare chás de cascas e raízes com decocção
Chás retirados das partes mais resistentes, como cascas e raízes, devem ser preparados por meio da decocção. Nesse processo, cascas e raízes devem ser aquecidas junto com a água.
Foto: Stivog | Shutterstock
4. Aposte na variedade
Alguns chás podem ser preparados juntos, tanto para potencializar sua ação quanto para amenizar seu sabor, como os chás de camomila e cidreira, que apresentam ação calmante, ou um chá-verde com hibisco para ajudar no processo de emagrecimento.
Foto: VITALII BORKOVSKYI | Shutterstock
5. Utilize a infusão em chás de folhas e flores
Os chás elaborados com folhas e flores devem ser preparados na forma de infusão, isto é, por meio da imersão em água quente para preservar as propriedades das plantas.
Foto: fotomova | Shutterstock
6. Evite deixar o chá parado
Mantenha o chá abafado pelo tempo indicando no seu preparo, sem ultrapassar o limite, pois o processo pode fazer com que as propriedades medicinais das plantas e ervas sejam reduzidas.
Foto: 10 FACE | Shutterstock
7. Escolha bem os utensílios
Para preparar os chás, prefira utensílios de vidro, cerâmica, ágata e porcelana, que não liberam resíduos tóxicos. Evite panelas de alumínio.
Foto: JacZia | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: feyyazalacam/iStock