O ômega 3 é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo e desempenha um papel fundamental na saúde do cérebro. Para garantir a ingestão adequada desse nutriente, uma dica é incluir alimentos ricos na substância na dieta. Por isso, confira algumas opções que vão enriquecer o seu cardápio!
Foto: Antonina Vlasova | Shutterstock
1. Salmão
O salmão é um peixe conhecido por ser uma excelente fonte de ômega 3. Ademais, ele é rico em proteínas de alta qualidade e contém outros nutrientes essenciais, como a vitamina D. Consumir salmão grelhado, assado ou cozido ao vapor é uma ótima maneira de obter ômega 3.
Foto: Elena Eryomenko | Shutterstock
2. Nozes
As nozes são ricas em gorduras saudáveis, proteínas, fibras e outros nutrientes. Adicioná-las à sua salada, ao iogurte e consumi-las como um lanche saudável são ações que ajudam a aumentar a ingestão do nutriente.
Foto: Krasula | Shutterstock
3. Chia
As sementes de chia são pequenas, mas potentes em termos de valor nutricional. Elas contêm uma quantidade significativa de ômega 3, além de fibras, proteínas e antioxidantes.
Foto: Natasa Du | Shutterstock
4. Atum
O atum é um peixe versátil e saboroso que também é uma fonte de ômega 3. Ele pode ser consumido fresco, grelhado ou em conserva. Todavia, certifique-se de escolher opções com baixo teor de sódio quando optar pelo atum enlatado.
Foto: Maryia_K | Shutterstock
5. Linhaça
A linhaça, uma das fontes vegetais mais ricas em ômega 3, contribui para uma pele mais sadia e ajuda a regular o intestino. "Auxilia na redução de processos inflamatórios e previne dislipidemias e doenças cardiovasculares", diz a nutricionista Adriana Cerchiari de Andrade.
Foto: Elena Schweitzer | Shutterstock
6. Soja
Segundo nutricionista Sandra da Silva Maria, a soja é um alimento funcional, pois "traz muitos benefícios à saúde por ser rica em vitamina A, complexo B, C, D, E, ácidos graxos poli-insaturados, como ômega 3 e 6, e minerais.
Foto: Francois Lariviere | Shutterstock
7. Espinafre
O espinafre é uma verdura rica em ômega 3, além de conter outros nutrientes essenciais, como ferro e vitaminas A e C. Adicioná-lo às saladas, sopas, sucos ou refogados é uma maneira saudável de consumo.
Foto: Shlyahov Sergei | Shutterstock
8. Ovos enriquecidos
Alguns ovos são enriquecidos com ômega 3, sendo uma opção interessante para quem busca aumentar a ingestão desse nutriente. Verifique o rótulo e escolha ovos enriquecidos provenientes de galinhas alimentadas com ômega 3.
Foto: Drazen Zigic | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock