Confira os riscos e benefícios do sal para a saúde

Foto: iStock

Especialista explica

Equilíbrio e moderação são as palavras-chave, quando se pensa em sal. “O sal não é 100% um vilão para saúde e apenas um agente causador de doenças. É necessário para manter, principalmente, o equilíbrio líquido dentro e fora de nossas células. O que se alerta é para seu consumo em excesso', explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia.

Foto: iStock

Pressão alta

O consumo excessivo de sal/sódio afeta no aumento da pressão arterial, causando cerca de 30% da prevalência de hipertensão. Este quadro clínico contribui com pelo menos 40% das doenças cardiovasculares e AVC (Acidente Vascular Cerebral), que representam 45% de todas as DNTs (Doenças Não Transmissíveis).

Foto:

Complicações

A ingestão, em excesso, também tem sido associada ao câncer de estômago, agravamento dos sintomas de asma, osteoporose, cálculos e outras doenças renais e obesidade, pois os alimentos salgados causam sede, que geralmente é saciada com bebidas açucaradas.

Foto: iStock

Benefícios

Em dose adequada, o sal pode contribuir na digestão; no funcionamento renal e facilitar a produção de energia, além de auxiliar para repor o sódio eliminado pelo suor, principalmente para quem pratica atividade física.

Foto: iStock

Dicas

O Prof. Dr. Durval Ribas Filho ressalta que não é simples mudar hábitos alimentares, mas dá algumas dicas para equilibrar o consumo de sal

Foto: iStock

1- Reeduque seu paladar

É importante lembrar que o sal que consumimos já começa desde a preparação do alimento, em casa. A simples exclusão do sal na mesa, pode ser um primeiro passo na redução do consumo. Isso pode ocorrer de forma gradativa e o paladar irá se reeducando devagar.

Foto: iStock

2- Troque por temperos

Substituir o sal por temperos naturais e frescos, como alho, salsinha, cebola, folhas de louro, coentro e pimenta também contribui neste processo, trazendo novos sabores para os alimentos, sem que se perceba a falta do sal.

Foto: iStock

3-Leia os rótulos

No supermercado, muita atenção ao teor de sódio nos rótulos, alguns alimentos podem ser aparentemente saudáveis e darem a impressão de que não são 'salgados', mas podem incluir alto teor de sal, como alguns cereais matinais, por exemplo.

Foto: iStock

Alerta

Segundo a OMS, o consumo de sal recomendado é de menos de 5 g/sal (<2 g de sódio) por adulto, diariamente, considerando todas as fontes, o equivalente a uma colherinha de café.

Foto: iStock

Leia mais em Degusta

Dicas, gastronomia, receitas e muito mais!

Foto: iStock