Energético e barato: amendoim pode ser um aliado da dieta

Alimento oferece benefícios quando consumido in natura ou minimamente processado

Foto: Imagem de forwimuwi73 por Pixabay

Apreciado por muitos brasileiros como petisco ou acompanhamento, o amendoim oferece benefícios à saúde quando consumido in natura ou minimamente processado. E é uma excelente opção de alimento para repor a energia sem gastar muito.

Foto: Imagem de forwimuwi73 por Pixabay

Rico em minerais, fibras, vitaminas e gorduras saudáveis, também é uma valiosa fonte de proteína vegetal, zinco, ácido fólico, magnésio, ômega-3 e fitosteróis.

Foto: Imagem de pixel1 por Pixabay

No entanto, é necessário ter moderação, pois o excesso pode levar a problemas de saúde e ganho de peso. Uma pesquisa revelou que boa parte dos brasileiros desconhece suas propriedades nutricionais, e acredita que ele consiste apenas em gordura e colesterol prejudicial.

Foto: jcomp por freepik

Os amendoins são oriundos da América do Sul, mas hoje o maior produtor mundial é a China. Existem diversos tipos, mas os dois principais são o amendoim comum (Arachis hypogaea) e o japonês (Arachis glabrata). Vamos conhecer alguns modos de consumo desta delícia.

Foto: 8photo em Freepik

Amendoim Torrado com sal

Consumido globalmente, é muito comum em lanches nos EUA. Tem aproximadamente 600 calorias a cada 100 gramas. Aperitivo popular, equilibra crocância e sabor.

Foto: Youtube Canal Entre e Coma sem Gula

Amendoim Japonês (snack crocante)

Revestido com uma camada crocante e temperado com molho shoyu. Inspirado em sabores japoneses, hoje faz sucesso pelo mundo. Aproximadamente 121 calorias a cada 25 gramas. Popular como petisco em festas e eventos.

Foto: Divulgação Santa Helena

Amendoim Coberto com Chocolate

Com uma combinação clássica de texturas, é doce e crocante. Comum em diversas regiões, especialmente como guloseima ou sobremesa. Cerca de 150 calorias a cada 30 gramas.

Foto: Ural-66 - wikimedia commons

Pasta de Amendoim

Creme à base de amendoim, geralmente sem adição de açúcar. Popular entre frequentadores de academia, é bastante consumido nos EUA. Cerca de 180 calorias a cada 2 colheres de sopa. Fonte de proteínas e fibras, a pasta pode ser usada em diversas receitas.

Foto: Racool Studio por Freepik

Cajuzinho

Tradicional doce brasileiro, é uma mistura de amendoim, chocolate e leite condensado. É especialmente associado a festas de aniversário. Cerca de 86 calorias por unidade. O nome se deve ao formato que lembra um caju pequeno.

Foto: Winkpolve - wikimedia commons

Paçoca

Leva amendoim, açúcar e sal, geralmente em formato de cilindros. Tradição nas festas juninas do Brasil. Aproximadamente 110 calorias por unidade.

Foto: Adriao wikimedia commons

Barras de cereais com amendoim

Mistura de amendoim, frutas secas, granolas e outros ingredientes nutritivos. Facilmente achada, é uma ótima alternativa para o lanche, pois é prática e energética. Varia, de 126 a 200 calorias por barra, dependendo da composição.

Foto: wikimedia creative commons

Sorvete de amendoim

Ótima opção para dias de calor, é uma deliciosa sobremesa. Ideal para preparo caseiro, possui aproximadamente 92 calorias a cada 27 gramas.

Foto: Freepik

Pé-de-Moleque

Mistura de amendoim e rapadura, é popular no Brasil, especialmente em festas juninas. O pé-de-moleque surgiu em meados do século XVI, com o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil. Possui aproximadamente 81 calorias em 16 gramas.

Foto:

Amendoim temperado

Coberto por uma mistura de temperos, com variações de ervas e sabores. Com aproximadamente 86 calorias a cada 15 gramas, é uma boa opção de snack pra levar na bolsa pra curtir seu bloco favorito.

Foto: Imagem de heecehil por Pixabay

Amendoim para confeitar

Amendoins moídos ou em pedaços são usados no preparo de bolos e tortas. Versátil e saboroso , dão um toque especial e refinado na decoração de sobremesas.

Foto: Imagem de cgdsro por Pixabay

Manteiga de amendoim

Pasta obtida pela moagem de amendoins, com adição de açúcar. Popularmente consumida nos Estados Unidos, passada no pão com geleia. Tem cerca de 588 calorias a cada 100 gramas, sendo uma fonte de gorduras saudáveis e proteínas quando consumida com moderação.

Foto: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Bolo de amendoim

Ótima opção para o café da manhã ou o lanche da tarde, combina com chá, leite ou café. Experimente adicionar uma calda de leite condensado para deixar o bolo mais molhadinho.

Foto: @ wirestock por freepik

Doce de amendoim

Feito com xarope de glicose, diferentemente da paçoca, tem consistência mais firme e não esfarela com facilidade. Geralmente é cortado em formato de tablete, mais fininho. Cerca de 89 calorias em uma porção de 20 gramas.

Foto: Leonardo "Leguas" Carvalho - wikimedia commons

Amendoim cru

Quando cru, além de ser consumido ao natural, pode ser torrado e salgado ou então caramelizado com cacau. É utilizado para fazer leite vegetal e pastas de amendoim. A cada 15 gramas possui 86 calorias.

Foto: Imagem de cgdsro por Pixabay

Pavê de amendoim

Essa sobremesa pode virar mania em sua mesa, pois é fácil e prática, além de saborosa. Muito cremoso como todo o pavê, fica crocante por conta do amendoim, que dá um toque especial, graças ao seu sabor marcante e envolvente.

Foto: Imagem de wirestock no Freepik

Atenção, alérgicos!

Fechamos a galeria com um alerta. Antes de consumir amendoim, é importante que você verifique se não tem alergia. O amendoim faz parte da seleta lista de alimentos que estão entre os mais comuns para pessoas alérgicas - ao lado de leite, ovos, castanhas, trigo, peixe e frutos do mar

Foto: 8photo por freepik

Se não houver qualquer restrição, então vale a dica: amendoim é gostoso, barato (há pacotinhos de 25 gramas por R$ 1 - às vezes 2 unidades por R$ 2) e é facilmente achado em mercados, lojas de doces, bancas de jornais e ambulantes. Um pacotinho tem cerca de 130 calorias.

Foto: Divulgação Santa Helena

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Imagem de forwimuwi73 por Pixabay