Você conhece as principais junk food?? Nutricionistas não recomendam seu consumo, mas muita gente, na pressa ou com pouco dinheiro no bolso, recorre a esse tipo de alimento. E, cá entre nós, várias junk food fazem o maior sucesso.
Foto: pexels pixabay
Junk Food é a comida que tem poucos nutrientes e uma elevada taxa de elementos que podem prejudicar a saúde quando consumidos em excesso, como lipídios (gordura), glicose (açúcar) ou sódio (sal).
Foto: socratesmizerski por Pixabay
Alguns alimentos como batatas ou mandiocas, são saudáveis, mas se tornam nocivos quando são fritos e consumidos em excesso, inclusive com muito sal.
Foto: Jason Goh pixabay
Veja alguns exemplos de junk food que muita gente adora! Nem que seja de vez em quando...
Foto: moises merino pixabay
Batatas fritas
A fritura faz com que a batata perca grande parte do seu valor. Geralmente, é polvilhada com sal, o que eleva a taxa de sódio. Uma dica é fazer na AirFryer, que frita sem gordura, e usar pouco sal.
Foto: Cyclone Bill - Wikimédia Commons
Batata chips
As batatas ainda são transformadas no modelo chips, cheios de sal e com adição de sabores artificiais. Nada natural.
Foto: Youtube/ Cook'n Enjoy
Aipim frito
Mesma situação da batata. As propriedades da mandioca acabam ficando em segundo plano, com a fritura. Uma sugestão é o aipim cozido, com um pouquinho de manteiga pra dar sabor (bem menos do que o óleo usado na fritura).
Foto: Divulgação / site panelinha.com.br
Coxinha de galinha
Um dos salgados mais populares do Brasil. Tem a proteína do frango, mas a massa é bastante gordurosa. Uma simples coxinha de 100g chega a ter 11g de gordura e 274 calorias.
Foto: Youtube/Hoje Tem
Empada
Chega a ter mais gordura que a coxinha por causa da massa. 100 gramas de empada de frango têm 15g de gordura, chegando a 358 calorias. O mesmo vale para os empadões, que são feitos com a mesma massa.
Foto: Jazi Araújo por Pixabay
Pastel
Os pastéis também são muito populares e têm diferentes recheios, mas o perigo está na massa frita, que absorve bastante óleo. 100g de pastel chegam a ter 450 calorias.
Foto: BuenosAiresPhotographer - wikimedia commons
Caldo de cana
Essa bebida, muitas vezes, acompanha o pastel, principalmente em bares chineses. Mas o excesso de carboidrato pode causar, se houver consumo regular, problemas como diabetes e obesidade.
Foto: food trails wiki commons
Hambúrguer
Já é um clássico. Com muita variedade de opções, é um dos lanches preferidos de quem opta por fast food. E a carne tem proteína, o que cria a ilusão de ser um bom alimento. Mas a carne do hambúrguer é processada, contendo muito sal e gordura.
Foto: Youtube/ Mohamad Hindi
Salgadinhos de salsicha
O mesmo problema do hambúrguer ocorre com salsichas, por exemplo. Carne processada, com alto teor de gordura e sódio, conservantes artificiais, e baixo potencial nutritivo. Mas a salsicha é usada com frequência em salgados.
Foto: Imagem de Jan Vašek por Pixabay
Cachorro quente
A salsicha também é carro-chefe do popular cachorro-quente (a maioria prefere salsicha, em vez de linguiça). 100g de salsicha chegam a ter 31g de gordura e 346 calorias.
Foto: Youtube/Nandu Andrade
Cheetos
Numa porção de apenas 25g, há entre 99 mg e 173 mg de sódio; e entre 4 e 6 gramas de gordura. Além disso, tem corante artificial. Tem 121 calorias. Mas, para muitos, os cheetos são viciantes.
Foto: Mike Mozart wikimedia commons
Bolinho do tipo Ana Maria
Em 60g, 20 gramas são de açúcar e 11 gramas de gordura, sendo quase 3g saturadas. Tem 138 mg de sódio. E 233 calorias.
Foto: Larry D.Moore wikimedia commons
Biscoito recheado
Tem muita gordura e muito açúcar. O Passatempo, por exemplo: em 3 biscoitos (30g), há 4 gramas de gordura e 21g de carboidrato, sendo 6g de açúcar. Não tem praticamente fibras.
Foto: reprodução redes sociais
Chocolate branco
Diferentemente do chocolate preto, que contém cacau, o branco nem é considerado chocolate por muitas pessoas. Ele contém manteiga de cacau misturada com açúcar e é bastante gorduroso.
Foto: - wikimedia creative commons
Pizza
Parece até pecado colocar a pizza como junk food e, dependendo do preparo, uma pizza pode ser uma opção saudável. Mas a maioria tem massa pesada, cobertura de queijos gordurosos e carnes processadas, como linguiça.
Foto: pixabay
Pêssego em calda
Assim como outras frutas que vêm mergulhadas em calda de açúcar, o pêssego perde boa parte de suas propriedades - principalmente as fibras - por causa desse processo. Dê preferência às frutas naturais.
Foto: - pxhere.com.br
Barrinha de cereal
As barrinhas também enganam, pois teoricamente têm ingredientes naturais. Mas elas são feitas com muito açúcar e gordura. Fuja das que têm frutose e xarope de milho. Gordura trans, nem pensar.
Foto: Divulgação
Suco engarrafado
Por mais que pareça saudável, o suco processado que vem adoçado tem alta taxa de açúcar e, muitas vezes, baixa concentração da fruta natural. É preciso verificar o rótulo para adquirir sucos das frutas sem excesso de açúcar.
Foto: WIKIMEDIA COMMONS
Pipoca industrializada
A pipoca que vem em pacotes não é a indicada. Mas a pipoca feita do milho natural, que estoura na panela, é saudável. Portanto, há pipocas boas para a saúde. Só deve-se evitar as que parecem artificiais.
Foto: Reprodução
Nuggets
Mais um exemplo de lanche que tem aspecto de ser rico em proteína (afinal, é frango), mas, na verdade, tem baixo conteúdo proteico e alto teor de sal e gordura. De vez em quando, tudo bem. Mas não dá pra exagerar.
Foto: Youtube/ Panelaterapia
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: pexels pixabay