Conheça os dez melhores azeites artesanais do Brasil

Foto: iStock

Concurso

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou um concurso para premiar os pequenos e médios produtores de azeites artesanais do Brasil.

Foto: iStock

Eliminatórias

Cerca de 60 produtores de azeites brasileiros se inscreveram no concurso que teve três etapas eliminatórias: júri técnico, júri popular e análise da história do produto. Além disso, a disputa aconteceu em duas categorias: blend, referente a produção com mais de uma azeitona e monovarietal, para azeite produzido com apenas um cultivar.

Foto: iStock

Sul domina

Dos dez primeiros colocados, nove são produzidos nos olivais do Rio Grande do Sul e um é de Irarema de São Sebastião da Grama (SP). “Muitos países do mundo já tem a tradição de produzir um azeite de qualidade e hoje nós, por meio dessa premiação mostramos produtos excelentes, afirmou o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner.

Foto: iStock

Confira os melhores azeites artesanais do Brasil

Os cinco melhores monovarietais são:

Foto: iStock

5- Milonga (Arbequina)

Fundada em 2019, a marca possui azeites extra virgens cultivados com métodos tradicionais, sem utilização de superintensivo, o que causa menos impacto ambiental e garante a integridade da azeitona no processo de extração.

Foto: Reprodução

4- Cadenza (Picual)

Azeite extra virgem de Glorinha, no Rio Grande do Sul, a colheita ocorre de forma manual no pomar. Os frutos são colhidos com muito cuidado, respeitando a natureza e garantindo a qualidade do azeite, produzido com azeitonas selecionadas.

Foto: Reprodução/Instagram

3- Lagar H (Monovarietal Manzanilla- Edição Limitada)

A Manzanilla é nativa de Cáceres, Espanha, e se adaptou com facilidade ao solo brasileiro. Monovarietal suave e de sabor único, apresenta deliciosas notas de tomate verde e folhas que preenchem a boca. Com picância e amargor equilibrados, possui retrogosto de amêndoas verdes e casca de banana verde. Combina com saladas, massas com molhos de tomate, risotos, frutas maduras e Aioli.

Foto: Lucas Terribili

2- Ouro de Santana (Manzanilla)

O olival e viveiro estão localizados no município de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, fronteira com Uruguai. O Azeite Extra Virgem é o fruto da extração de diversas variedades de azeitonas, colhidas ao início da colheita e processadas imediatamente no lagar localizado dentro do olival. Essa mistura de diversas azeitonas lhe confere ao azeite uma complexidade única de aromas e sabores.

Foto: Reprodução/Instagram

1- Capolivo (Arbequina)

O sabor do azeite extra virgem Capolivo varia do levemente amargo ao picante, com acidez inferior ou igual a 0,2%. Os cultivares de oliveiras acontecem na Fazenda Tarumã da Boa Vista em Canguçu, no Rio Grande do Sul, onde a Capolivo produz azeitonas em uma área atual de 100 hectares.

Foto: iStock

Melhores azeites na categoria Blend:

Foto: iStock

5- Casa Gabriel Rodrigues (Reserva)

Os olivais estão localizados em São Gabriel-RS, na Fazenda Passo do Jacaré, e são administrados pela família Rodrigues da Cunha. O nome Casa Gabriel Rodrigues é uma homenagem ao patriarca da família. Com 0,19% de acidez, o azeite é produzido com frutos colhidos ainda verdes, o que resulta num produto de aroma e sabor intensos, com o picante e o amargo próprios de um azeite premium.

Foto: Reprodução/Instagram

4- Bem-te-vi (Arbequina & Ambrosana)

Produtor de cinco variedades de azeite extravirgem, em Encruzilhada do Sul-RS, a marca de azeite oferece um leque variado de aromas e sabores para harmonizar com diferentes preparos gastronômicos e agradar aos mais distintos paladares.

Foto: Reprodução/Instagram

3- Irarema (Intenso)

Ex fazenda de plantio de café durante quase dois séculos, a Irarema é um local de plantio de oliveiras e produção de azeites desde 2015. Em pouco tempo, o azeite da Fazenda Irarema se tornou sinônimo de qualidade, com premiações marcantes e instalações modernas abertas à visitação do público. Atualmente, a fazenda produz azeites aromatizados de: manjericão, alho, limão siciliano, dentre outros.

Foto: Reprodução/Instagram

2- Herança do Cerro (Intenso)

O cultivo das oliveiras acontece em 47 hectares em Encruzilhada do Sul e teve seu plantio em 2016. Este pomar já está na terceira safra, com produtos que já colecionam medalhas de ouro e destaque em concursos renomados internacionalmente desde seu primeiro ano de produção.

Foto: Reprodução/Instagram

1- Sabiá (Blend de Terroir)

Com fazendas na porção paulista da Serra da Mantiqueira e na Serra do Sudeste, no Rio Grande do Sul, o Azeite Sabiá possui lagar próprio, a fábrica onde são processadas as azeitonas, o que possibilita a extração imediata após a colheita, garantindo a excelência do produto.

Foto: Reprodução/Instagram

Veja mais em Degusta!

Receitas, dicas, gastronomia e muito mais

Foto: iStock