Variedade
Você é daquele que não dispensa um sanduíche de presunto e adora colocar o embutido fatiado em suas receitas? No supermercado existem muitas opções e preços também que vão aumentando conforme o tipo de presunto. Conhece a diferença entre eles? Entenda!
Foto: iStock
Presunto cozido
O mais popular nos supermercados e mais consumido por ter preço mais em conta, ele possui coloração rosa por conta de corante em sua composição.
Foto: iStock
Ultraprocessado
O chef Davi Laranjeira comentou no Instagram como o produto é preparado. "Você pega a carne de porco, mói, faz uma massa, põe os temperos, põe água. Põe ele no próprio molde e põe para cozinhar . E você tem esse presunto cozido, ou seja, é uma transformação, produto ultraprocessado".
Foto: Reprodução/Instagram
Corante
Em uma rápida pesquisa na composição dos presuntos de grandes marcas como Sadia, Perdigão e Seara, é possível verificar, que entre os ingredientes está o corante carmin de cochonilha, o mesmo utilizado para elaboração de iogurte sabor morango.
Foto: Divulgação
Presunto Royale
Já o presunto conhecido como Royal ou Royale tem mais qualidade.
"Você vê que é o próprio pernil, íntegro. Tirou o osso do pernil, cozinhou, fica a pele aqui em cima. Esse já é um produto apenas processado porque ele não foi transformado em massa. Já é de mais qualidade e é uma delícia ", explica o chef.
Foto: iStock
Marinado em vinho branco
O Presunto Royale é elaborado com pernil íntegro e marinado em vinho branco com especiarias por 60 horas, resultando em uma textura macia e sabor marcante.
Foto: Divulgação
Presunto cru
Conhecido por denominações variadas: Parma, serrano, Pata negra espanhol. Ele é o próprio pernil, com osso, colocado para salgar naturalmente e fica inteiro.
Foto: iStock
Saboroso
"Com um sabor diferenciado, maturado, que você não encontra em nenhum tipo de presunto", explica o chef.
Foto: iStock
Leia mais no Degusta!
Receitas, dicas, gastronomia e muito mais
Foto: iStock