O que comer e beber no inverno para aumentar a sua imunidade?

Nutricionista dá dicas

Foto: iStock

O inverno chegou

A mudança de temperatura é inimiga da imunidade. Pensando nisso, Degusta perguntou para a nutricionista Cristiane Silveira Dutra Molina o que comer e beber nessa época do ano para manter a saúde em dia. Veja as dicas dela:

Foto: iStock

Importante e esquecida

No inverno, é comum ter menos sede e esquecer de tomar água. Para não errar na quantidade, multiplique seu peso por 40 ml. O resultado é a sua necessidade diária de água.

Foto: iStock

Vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C fortalecem nossa imunidade por serem antioxidantes. Alguns exemplos para incluir já no cardápio do inverno: acerola, caju, kiwi, goiaba, mexerica, laranja, manga, mamão, limão.

Foto: iStock

Alimentos fermentados

80% da nossa imunidade é produzida no intestino: a dica para fazer ele trabalhar bem é consumir alimentos fermentados. O kefir e o kombucha são boas pedidas. Abra sua mente e experimente!

Foto: Giphy

Verduras, legumes e fibras

A dieta ideal para manter a imunidade inclui o consumo diário de verduras e legumes + 3 fatias de frutas + fibras como farelo de aveia, chia e psyllium.

Foto: iStock

Vitamina D

A vitamina D é responsável pelo nosso sistema imune inato: óleo de fígado de bacalhau, atum, salmão, sardinha, cavala, cogumelos, gema de ovo, carnes e fígado são fontes dela.

Foto: iStock

Zinco

O zinco contribui para a produção de células de defesa, como os linfócitos. Carnes, feijões, sementes e oleaginosas são fontes dele.

Foto: iStock

Aaaatchimmm!

Se não der pra escapar da gripe ou do resfriado, aqui estão alguns alimentos que ajudam na redução do muco: brócolis, couve, couve flor, repolho, rabanete, alho e abacaxi.

Foto: iStock

Para sarar

Alimentos que auxiliam na redução de repetição: gengibre, própolis, pólen, mel, orégano, cravo, cúrcuma e inhame. A nutri ensinou um suco da imunidade:

Foto: iStock

Gostou do conteúdo?

Tem muito mais no Degusta. Acesse:

Foto: Giphy