Polêmica
A chef de cozinha Paola Carosella negou que esteja falida e com dívida de R$ 2 milhões devido a empréstimos para reerguer um de seus restaurantes.
Foto: Jason Lowe
Notícia requentada
A polêmica começou no início da semana, quando o site TV História pegou declarações dadas por Paola Carosella em 2017, em que ela afirma que aos 40 era dona de um "restaurante quase falido" e que "morava cheque especial" e as usou como atuais.
Foto: Reprodução/Instagram/@paolacarosella
30 anos de cozinha
Depois da confusão, vamos esclarecer por onde a chef argentina já passou e quais são os restaurantes atuais dela:
Foto: Reprodução/Instagram/@paolacarosella
Início em Buenos Aires
"Comecei em Buenos Aires, onde trabalhei com grandes cozinheiros como Paul Azema e Francis Mallmann", conta Paola Carosella em seu site oficial. Ela trabalha em restaurantes desde 1992.
Foto: Reprodução/Instagram/@paolacarosella
França
Paola também passou pelo berço mundial da gastronomia. "Viajei para Paris e trabalhei em lugares como Le Grand Vefour, Le Celadon e Le Bristol."
Foto: Reprodução/Instagram/@paolacarosella
EUA, Uruguai e Argentina
"Na California trabalhei no Zuni Café; no Uruguai, no Los Negros; no 1884 em Mendoza, Argentina, no Patagonia Sur, em Buenos Aires, no Patagonia West em Nova Iorque, entre outras viagens e lugares", relembra Paola Carosella sobre sua longa trajetória profissional.
Foto: Reprodução/Instagram/@paolacarosella
Finalmente Brasil
"Em 2001 cheguei a São Paulo para abrir e dirigir a cozinha do Figueira Rubaiyat junto a Francis Mallmann e Belarmino Fernandes Iglesias."
Foto: Iude
Voo solo em São Paulo
"Em 2003 abri o Julia Cocina: um restaurante pequeno com a cozinha aberta para o salão, com um cardápio minúsculo que mudava quase todo dia e que me deu enorme prazer, muitas dores, muito aprendizado e vários prêmios."
Foto: Gabriela Mo
Arturito
"Em 2008 abri o Arturito, um restaurante de cozinha simples, feita com os melhores ingredientes disponíveis na cidade, com foco na cozinha clássica mediterrânea mas também misturando as minhas raízes, origens e desejos."
Foto: Bruno Geraldi
Aberto até hoje, o Arturito fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo (R. Artur de Azevedo, 542). "No cardápio, pratos que respeitam a sazonalidade dos ingredientes, em sua maioria orgânicos, e o forno a lenha é uma característica no preparo ou finalização das receitas."
Foto: Reprodução/Instagram/@restaurantearturito
O estrelato
Paola Carosella ficou nacionalmente conhecida depois de participar como jurada do MasterChef Brasil, reality da Band no qual ela ficou desde a primeira até a sétima temporada, de 2014 a 2020.
Foto: Reprodução/Instagra/@paolacarosella
La Guapa
No mesmo ano em que surgiu como jurada do MasterChef, a chef argentina abriu o La Guapa, restaurante especializado em empanadas, um clássico de seu país natal.
Foto: Reprodução/Instagram/@laguapasp
"Em 2014 abri junto com meu sócio Benny Goldenberg o La Guapa Empanadas Artesanais e Café, um pequeno café de empanadas e doces latinos artesanais."
Foto: Reprodução/Instagram/@laguapasp
O formato deu muito certo e hoje o La Guapa tem 35 unidades espalhadas por quatro Estados, SP, MG, PR e DF, algumas no formato de franquias. Portanto, após a "falência", Paola está tranquila financeiramente hoje em dia.
Foto: Mariana Pekin
Veja mais no Degusta
Tudo sobre gastronomia e receitas fáceis de reproduzir em casa em um só lugar!
Foto: Reprodução/Instagram