Dois rótulos brasileiros ganharam a medalha de ouro neste ano no DWWA (Decanter World Wine Awards), uma premiação internacional que é considerada o "Oscar" dos Vinhos.
Foto: iStock
A Decanter, revista que criou o prêmio, é a maior publicação sobre vinhos do mundo. A premiação existe há 20 anos. Em 2023, 236 especialistas de 57 países avaliaram um total de 18.250 rótulos.
Foto: iStock
Nesta edição do DWWA os vinhos brasileiros conquistaram 105 medalhas, sendo duas de ouro, 27 de Prata e 76 de Bronze. Conheça agora os que levaram a maior honraria, medalha de ouro:
Foto: iStock
Piquant Soléil Syrah (2022)
É um vinho tinto seco feito 100% com uvas Syrah da safra de 2022 da Vinícola Ferreira, na Serra da Mantiqueira. Possui 13,5% de graduação alcóolica. Conquistou a medalha de ouro com pontuação 95.
Foto: iStock
"Aromas elegantes e complexos a cerejas vermelhas com toque láctico, algumas especiarias apimentadas e notas de tabaco. Na boca taninos firmes, com uma acidez refrescante", diz a descrição no site da premiação.
Foto: iStock
Quanto custa?
O Vinho Tinto Piquant Soleil - Syrah 2022 é vendido por R$ 499 no site da Vinícola Ferreira.
Foto: Divulgação
Viognier (2022)
É um vinho branco seco da safra de 2022 da Vinícola Amitié, da Serra Gaúcha. Possui 13% de graduação alcoólica. Também conquistou a medalha de ouro com pontuação 95.
Foto: iStock
"Floral no nariz, mostrando atraentes nuances de frutas maduras de caroço, rosas brancas, flor de laranjeira e especiarias sutis. Um exemplo sólido, apelativo e refrescante", diz descrição no site da premiação.
Foto: iStock
Quanto custa?
Com lote limitado a 12 mil garrafas, o vinho branco Amitié Viognier é vendido por R$ 99,80 no site da vinícola Amitié.
Foto: Divulgação
Leia mais no Degusta!
Tudo o que você quer saber sobre vinhos, receitas e muito mais dicas
Foto: iStock